“A arte de transformar comportamentos em resultados parte 13: como lidar com as incertezas e frustrações”, por Jalme Pereira

No cenário corporativo atual, algumas competências ganharam destaque devido à crescente incerteza. Entre elas, destacam-se: resiliência (capacidade de superar adversidades, aprender com experiências negativas e se recuperar rapidamente de situações difíceis), tolerância ao estresse (capacidade de manter foco e produtividade sob pressão, tomando decisões assertivas) e flexibilidade (capacidade de se adaptar às mudanças de forma rápida e eficaz). Elas foram classificadas na 9ª posição em uma lista das 10 principais competências para os profissionais do futuro até 2025, divulgada pelo FÓRUM ECONÔMICO MUNDIAL. Profissionais que possuem essas competências demonstram saber lidar com incertezas e frustrações, fortalecendo a inteligência emocional e a alta performance, mesmo em tempos de crise.

Em edições anteriores do Jornal da Região, abordamos outras competências essenciais dessa mesma lista, incluindo: “A Arte de Liderar sem Ser Líder” (6ª Posição), “Desenvolvendo o Mindset Criativo para Alavancar sua Carreira” (5ª Posição) e “Pensando Criticamente e Transformando Problemas em Oportunidades” (englobando a 4ª Posição e 3ª Posição). Na última edição, fornecemos dicas sobre “Como Transformar suas Competências em Superpoderes”, pois, não adianta ter uma competência e não a reconhecer ou não saber como utilizá-la. Se ainda não leu, recomendamos que confira as dicas apresentadas.

Retomando as competências da 9ª posição (resiliência, tolerância ao estresse e flexibilidade), podemos afirmar que são pilares que sustentam a trajetória profissional. Quando essas competências não são desenvolvidas ou reconhecidas, as pessoas enfrentam medo e limitações ao lidar com situações desafiadoras, falta de habilidades de enfrentamento, uma mentalidade inflexível e baixa capacidade de adaptação a novas circunstâncias. Tendem a se sentir incapazes de lidar com mudanças repentinas e desmotivadas diante de obstáculos.

Isso ocorre devido ao estilo de vida acelerado e às crescentes demandas do mundo atual, que contribuem para o aumento do estresse e da pressão sobre os indivíduos. Pesquisas indicam que 94% dos líderes esperam que seus colaboradores adquiram novas competências (em 2018, eram apenas 65%)

A boa notícia é que é possível cultivar e aprimorar essas competências com uma abordagem estruturada e proativa. Aqui está um guia para ajudá-lo a implementar essa solução:

1) Transforme metas em ações realizáveis: divida as grandes metas em ações menores, possíveis de serem realizadas. Isso ajuda a manter o foco e a motivação, mesmo diante de obstáculos (é muito mais fácil chegar a R$ 1.000,00 juntando R$ 100,00 por mês)

2) Desenvolva habilidades de enfrentamento: olhe para cada problema e procure entender o que está acontecendo (sem se deixar enganar pelas desculpas e historinhas que você conta para você), quais as causas, as soluções e escolha a melhor solução.

3) Procure se conhecer mais: entenda sobre suas emoções, reações, forças e limitações. Identifique os momentos em que você tende a sentir-se mais estressado ou inflexível. Pratique a autocompaixão, tratando-se com gentileza e compreensão.

4) Estabeleça limites claros: evite ultrapassar seus limites físicos e mentais. Informe quando sentir que não conseguirá e peça ajuda, quando necessário (não espere o problema crescer). Arrume tempo de qualidade para recarregar suas energias.

5) Pratique a técnica do “respira e conta até dez”: em momentos de estresse, faça respirações profundas e conte até dez antes de reagir impulsivamente. Isso ajuda a acalmar a mente, recuperar o equilíbrio e tomar decisões mais equilibradas.

6) Defina prioridades no seu dia: comece pelas tarefas que têm maior impacto nos seus objetivos e da empresa, evitando a procrastinação. Isso reduz a sensação de sobrecarga e ajuda a manter o foco nas atividades essenciais.

7) Compartilhe tarefa com seus pares ou colegas: identifique uma atividade que possa ser delegada ou compartilhada e confie na capacidade das pessoas para realizá-la. Isso alivia sua carga e permite que você se concentre em outras responsabilidades.

8) Reserve tempo para pensar e explorar novas ideias: dedique um tempo para pesquisar e refletir sobre novas abordagens, soluções criativas ou tendências da sua área de atuação. Isso estimula sua criatividade e abre novas perspectivas profissionais.

9) Registre mudanças e adaptações: principalmente aquelas que ocorrem no seu ambiente de trabalho ou na sua rotina diária, e anote como você se adaptou a elas. Isso ajuda a desenvolver estratégias eficazes para lidar com futuras mudanças.

10) Faça cursos relacionados à sua área de atuação: reserve um tempo para participar de cursos que ofereçam novos conhecimentos e habilidades relevantes para sua carreira. Há quanto tempo você não aprende ou implementa algo novo na sua rotina?

11) Colabore com os projetos pessoais: isso fortalece os laços sociais, promove o trabalho em equipe e ajuda a desenvolver habilidades de comunicação e negociação.

12) Avalie seu aprendizado periodicamente: reserve um tempo para refletir sobre os erros ou desafios enfrentados e identifique lições aprendidas. Isso permite que você transforme experiências negativas em oportunidades de crescimento.

Ao cultivar a resiliência, tolerância ao estresse e flexibilidade, você estará mais preparado para enfrentar os desafios do dia a dia, alcançar seus objetivos e construir relacionamentos mais saudáveis e significativos. Investir no desenvolvimento dessas competências continuamente é fundamental para os profissionais que desejam se destacar em um mercado de trabalho cada vez mais competitivo e volátil.

Comece hoje mesmo sua jornada rumo à resiliência, tolerância ao estresse e flexibilidade. Invista em seu crescimento pessoal e profissional, e descubra todo o potencial que existe dentro de você para conquistar grandes feitos e alcançar o sucesso que tanto almeja.

 

Jalme Pereira é músico, palestrante, desenhista e trabalha na Universidade Veiga de Almeida (UVA)
Jalme Pereira é músico, palestrante, desenhista e trabalha na Universidade Veiga de Almeida (UVA)

 

Leia mais:

“A arte de transformar comportamentos em resultados parte 12: 6 passos para transformar suas competências em superpoderes”, por Jalme Pereira

 

Ver anterior

Cantagalo foi o município da região que mais recebeu royalties da mineração

Ver próximo

Cantagalo tem alta incidência de dengue, ocupando o 2º lugar entre os municípios do estado

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Populares

error: Conteúdo protegido !!