Prefeito de Duas Barras agradece deputado por emenda de R$ 1 milhão destinada ao município
O vencimento da primeira parcela, ou da cota única, do Imposto sobre a Propriedades de Veículos Automotores (IPVA) de 2025 começa nesta terça-feira (21/01). Esta semana abrange os pagamentos referentes aos veículos com os finais de placa 0, 1, 2, e 3. A quitação poderá ser feita à vista, com 3% de desconto, ou em até três vezes, sem abatimento.
O pagamento deverá ser realizado por meio do Documento de Arrecadação do Rio de Janeiro (DARJ), que já pode ser emitido pelo contribuinte no novo hotsite do IPVA da Secretaria de Estado de Fazenda. Para a aquisição do documento, o contribuinte deve informar o número do Registro Nacional de Veículos Automotores (Renavam) do proprietário.
A quitação poderá ser realizada por Pix, em qualquer instituição financeira, ou por código de barras, em bancos parceiros da Fazenda estadual (Bradesco, Itaú, Santander e SICOOB). Para pagamentos por Pix, a Secretaria de fazenda alerta para conferência dos dados do recebedor, que deve constar como “SEFAZ RJ – SECRETARIA DE ESTADO DE FAZENDA DO RJ”, CNPJ
Alerta contra golpes
A Sefaz-RJ alerta os proprietários de veículos contra os golpes envolvendo o IPVA. Um deles é o envio de e-mails fraudulentos prometendo a quitação com desconto superior ao realmente concedido e encaminhando para um site falso. A pasta reforça que não envia mensagens aos contribuintes de IPVA por SMS, e-mail, aplicativos ou redes sociais com boletos ou links para pagamento. O único caminho para emitir o DARJ é pelo Hotsite do IPVA.
Desde o dia 8 deste mês, quando o DARJ do imposto foi liberado para emissão, até a última quinta-feira, dia 16, já foram gerados quase 2 milhões de DARJs e pagos mais de 370 mil, sendo cerca de 60% por Pix (quase 220 mil).
O valor do tributo é calculado por meio da aplicação das alíquotas estabelecidas em lei (4% para carros flex, 2% para motos, 1,5% para carros movidos a GNV e 0,5% para veículos movidos exclusivamente a energia elétrica) sobre os valores venais (preços de mercado) dos veículos, calculados pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe).
Confira a data dos vencimentos abaixo: