Vereador carioca defende campanha da ‘Segunda sem Carne’

No Brasil, já foi amplamente divulgado que a criação de gado é responsável pelo desmatamento de mais de 90% da Mata Atlântica, 80% da Caatinga, 50% do Cerrado e 18% da floresta Amazônica para ampliação das áreas de criação de gado e plantio de soja.

O rebanho bovino é de aproximadamente 200 milhões de cabeças, tem também um bilhão de frangos, galinhas e suínos. Só os bovinos são responsáveis por 60% das emissões de metano na atmosfera. Metano é o gás responsável pela elevação da temperatura no planeta, causadora do aquecimento global.

A campanha ‘Segunda sem Carne’ propõe, a reboque, alimentação mais saudável para as pessoas em geral, o que, como consequência, também estimularia, segundo Edison da Creatinina, atitudes em defesa dos animais em geral.

 

A importância do exame de creatinina

A divulgação da importância do exame de creatinina no sangue é a principal bandeira do médico Edison da Creatinina, daí ter escolhido usar como nome político o nome dessa substância, utilizada para avaliar a saúde dos rins. Edison é nefrologista e professor da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) há 27 anos. Ele tomou posse no dia 2 de fevereiro de 2011 e ocupa, pela primeira vez, o cargo de vereador na Câmara do Rio de Janeiro.

No Hospital Universitário Pedro Ernesto, convive com a dura realidade dos pacientes que necessitam de diálise e transplante pela doença crônica dos rins. No dia a dia dos hospitais, entende que a prevenção pode evitar que milhares de pessoas adoeçam desse mal. A luta pela realização rotineira do exame de creatinina nos hospitais públicos – uma forma rápida e que custa alguns centavos para sinalizar as doenças renais e ainda apontar outras doenças – é a principal causa de sua opção pela carreira política.

Na Câmara Municipal do Rio de Janeiro, trabalha pela melhoria da qualidade de vida das pessoas idosas e dos portadores de necessidades especiais, além de tratar dos temas do ideário verde. Preside a Comissão Especial para Acompanhamento da Conferência Rio + 20, comissão criada por sua iniciativa.

Formado há 34 anos pela Escola Médica da Universidade Gama Filho, é médico nefrologista do Ministério da Saúde, possui especialização em Medicina do Trabalho pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1980), é mestre em Nefrologia pela Uerj (1984) e doutor em Nefrologia pela Universidade Federal de São Paulo (1984).

Ver anterior

Firjan publica livro dos 10 anos de investimento na moda do Rio

Ver próximo

Um ano depois, nenhuma obra de reconstrução foi concluída em Friburgo

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Populares

error: Conteúdo protegido !!