O vereador Matheus Arruda e a equipe do Colégio Euclides da Cunha, de Cantagalo, visitaram a sede da Secretaria de Educação de Maricá, no último dia 10 de fevereiro. Os visitantes foram recebidos pela Secretária de Educação, Adriana Costa, a Subsecretária de Ensino, Marianne Mary da Fonseca, a Gerente de Educação Integral, Cláudia Cardoso, o Gerente do Núcleo de Diversas Linguagens Artísticas, Dilcimeres José, e as assessoras Jéssica Montuano, Renata Peixinho e Renata Gama.
O encontro teve como objetivo apresentar à equipe de Educação maricaense o tema das atividades pedagógicas do Colégio Euclides da Cunha deste ano, que será “Povos Originários”. Os visitantes também buscaram adquirir conhecimento sobre as Escolas Aldeadas do município, a fim de enriquecer as suas práticas sobre o assunto.
Em março deste ano a Lei nº 11.645/08 completará 15 anos. A norma estabelece as diretrizes e bases da educação nacional para incluir no currículo da rede de ensino a temática “História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena”. A cidade de Maricá é um dos municípios que cumpre a norma no estado do Rio de Janeiro de forma integrada.
Além da discussão sobre a valorização dos povos originários, na reunião foram apresentados programas e projetos educacionais que estão sendo aplicados em Maricá. Dentre eles estão a criação de um passaporte universitário, a aplicação de um sistema de matrícula inteligente, além de programas educativos que envolvem recursos tecnológicos, mobiliários e atividades pedagógicas.
Após a reunião e o intercâmbio educacional, os visitantes cantagalenses também foram a campo e conheceram a Escola Aldeada E.M. Para Poty Nhe E Ja, no bairro São José do Imbassaí. Os educadores foram recebidos pelos assessores de Educação Integral local, conheceram as instalações da escola e também trocaram experiências sobre a instituição indígena.