Jovem friburguense é campeão mundial no World Pro Jiu-Jitsu, em Abu Dhabi
A época mais festiva do ano se aproxima e traz consigo a necessidade de alerta para a violência contra a mulher. Conforme levantamento publicado no site do Governo Federal em 2022, com base nos dados obtidos no disque 100 e ligue 180, a violência sexual pode aumentar em 20% durante o carnaval.
O vereador de Nova Friburgo, Claudio Leandro da Silva, enquanto defensor do direito das mulheres, apresentou três relevantes projetos no ano de 2023, com foco na promoção da ressignificação dos padrões culturais de violência contra a mulher no âmbito do município de Nova Friburgo. Tais projetos se transformaram nas Leis Municipais 4.937/2023, 4.988/2023 e 4.990/23.
O principal deles, idealizado pelo Conselho Nacional de Justiça, instituiu o Programa de Cooperação e o Código Sinal Vermelho, consistindo em práticas de treinamento oferecidas às instituições públicas e privadas para atendimento imediato e socorro de mulheres vítimas de violência.
O chamado neste carnaval é para podermos elevar nossa voz, fazendo coro pelo protocolo criado pela Secretaria de Estado da Mulher: “Ouviu um não? Respeite a decisão”. Essa mensagem, que ressoa ainda mais forte neste momento de celebração coletiva, convida-nos a juntos fortalecermos o respeito e garantirmos que todas as mulheres tenham segurança e exercitem a sua liberdade com plenitude.