Vereador pede aumento para servidores

O vereador Tadeu Leite encaminhou, à Câmara Municipal de Cantagalo, a Indicação nº 21/2021, que sugere um estudo financeiro para conceder reajuste salarial anual aos servidores públicos municipais. A iniciativa busca reajustar os valores levando em conta a inflação, a fim de corrigir as perdas salariais do município.

A sugestão também obedece aos limites previstos na Lei de Responsabilidade Fiscal e leva em consideração a análise do comportamento das receitas municipais. O documento será destinado ao prefeito Guga de Paula, que deverá analisar o pedido junto ao setor competente da cidade.

Justificativas

Vereador Tadeu Leite
Vereador Tadeu Leite

De acordo com o vereador Tadeu Leite, o pedido de reajuste salarial aos servidores municipais leva em conta, principalmente, a elevação do custo de vida dos brasileiros. Segundo o vereador, os cidadãos estão gastando mais, por isso é preciso acompanhar a evolução dos gastos, garantindo um salário melhor.

A sugestão também considerou a falta da correção do índice inflacionário do município que, segundo o vereador, está há mais de dois anos deixando de ser realizada, fazendo com que os salários dos servidores fiquem congelados e enrijecidos.

A última correção inflacionária nos vencimentos dos servidores municipais de Cantagalo foi concedida em maio de 2019, pela Lei nº 1.463/19 contemplando a correção em 8,50%. De lá pra cá, os servidores públicos municipais acumulam perdas por causa da inflação e da alta alíquota de contribuição previdenciária – o percentual passou de 11% para 14% para todos os servidores ativos. Por isso, a expectativa por uma melhoria na remuneração é grande”, pontuou o vereador.

Outro ponto destacado por Tadeu Leite é que embora exista uma Lei Federal que impeça qualquer reajuste salarial para servidores até dezembro de 2021, o município pode realizar alternativas para aprovar a nova medida. Segundo ele, dependendo da saúde financeira dos cofres públicos da prefeitura de Cantagalo, ela poderá basear a decisão em jurisprudências anteriores, levando em conta, por exemplo, outros municípios e estados que também concederam reajuste com concordância de instâncias jurídicas.

Ver anterior

Com apoio da Rota 116, ONG inaugura painel que reproduz canto de 94 pássaros da Mata Atlântica

Ver próximo

Estado concede abono de natal a 64 mil policiais civis, militares e bombeiros

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Populares

error: Conteúdo protegido !!