Vereador pede reabertura da Biblioteca em Cantagalo

A Biblioteca Municipal Acácio Ferreira Dias é centro de referência e espaço de estudos e pesquisas para diversas crianças, jovens e adolescentes do município de Cantagalo, pois abriga exemplares de livros de valor imensurável e de extrema importância para a municipalidade, além de ter em suas dependências o pró-memória municipal, conjunto de pesquisas que abriga informações relevantes sobre a formação do município e seu desenvolvimento à disposição do munícipe e dos visitantes.

Em que pese o advento da internet e a remota possibilidade da desvalorização dos livros impressos, a sua importância é grande, devido às altas nas vendas destes produtos no mercado nacional, o que demonstra que o público brasileiro, e principalmente o cantagalense, têm interesse em ter o documento em papel em mãos para leitura e pesquisa, além de dispor de um espaço público propício para o estudo e aprendizado”, afirma o vereador.

Vereador pede reabertura da Biblioteca em Cantagalo
O prédio histórico da Biblioteca é datado de 1924 e necessita de reformas.

Matheus Arruda argumenta também que “há nas dependências deste prédio o Centro de inclusão Digital com diversos computadores que podem ser utilizados para ofertas de cursos para crianças, jovens e adultos residentes em Cantagalo”.

O prédio onde funciona a Biblioteca Acácio Ferreira Dias tem arquitetura neoclássica datada de 1924 e já abrigou o Tiro de Guerra de Cantagalo, o Colégio Cenecista, dentre outros órgãos, sendo de relevância histórica.

Não fosse isso, a partir da inauguração do Centro Cultural Professora Amélia Thomaz, localizado na parte inferior, a porta de entrada para o referido espaço cultural será pela Biblioteca, o que reforça a necessidade de reparos urgentes”, pediu o vereador.

Matheus Câmara afirma também que “diversos munícipes têm procurado este vereador manifestando o interesse em utilizar as dependências do referido prédio público como ambiente de estudo e lazer para leituras, porém o espaço se encontra fechado, sofrendo deterioração do tempo, mofo e falta de limpeza, com acúmulo de poeira”.

A indicação foi apresentada no dia 03 de fevereiro de 2021, pelo vereador Matheus Lucas de Arruda Câmara.

Ver anterior

Comitê do Rio Dois Rios inicia atividade de campo do Projeto Mananciais

Ver próximo

Trajano de Moraes completa 130 anos de emancipado

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Populares

error: Conteúdo protegido !!