Jovem friburguense é campeão mundial no World Pro Jiu-Jitsu, em Abu Dhabi
A Biblioteca Municipal Acácio Ferreira Dias é centro de referência e espaço de estudos e pesquisas para diversas crianças, jovens e adolescentes do município de Cantagalo, pois abriga exemplares de livros de valor imensurável e de extrema importância para a municipalidade, além de ter em suas dependências o pró-memória municipal, conjunto de pesquisas que abriga informações relevantes sobre a formação do município e seu desenvolvimento à disposição do munícipe e dos visitantes.
“Em que pese o advento da internet e a remota possibilidade da desvalorização dos livros impressos, a sua importância é grande, devido às altas nas vendas destes produtos no mercado nacional, o que demonstra que o público brasileiro, e principalmente o cantagalense, têm interesse em ter o documento em papel em mãos para leitura e pesquisa, além de dispor de um espaço público propício para o estudo e aprendizado”, afirma o vereador.
Matheus Arruda argumenta também que “há nas dependências deste prédio o Centro de inclusão Digital com diversos computadores que podem ser utilizados para ofertas de cursos para crianças, jovens e adultos residentes em Cantagalo”.
O prédio onde funciona a Biblioteca Acácio Ferreira Dias tem arquitetura neoclássica datada de 1924 e já abrigou o Tiro de Guerra de Cantagalo, o Colégio Cenecista, dentre outros órgãos, sendo de relevância histórica.
“Não fosse isso, a partir da inauguração do Centro Cultural Professora Amélia Thomaz, localizado na parte inferior, a porta de entrada para o referido espaço cultural será pela Biblioteca, o que reforça a necessidade de reparos urgentes”, pediu o vereador.
Matheus Câmara afirma também que “diversos munícipes têm procurado este vereador manifestando o interesse em utilizar as dependências do referido prédio público como ambiente de estudo e lazer para leituras, porém o espaço se encontra fechado, sofrendo deterioração do tempo, mofo e falta de limpeza, com acúmulo de poeira”.
A indicação foi apresentada no dia 03 de fevereiro de 2021, pelo vereador Matheus Lucas de Arruda Câmara.