Vereador propõe homenagear o Hospital de Cantagalo pelos seus 150 anos

O vereador Bernardo Goulart de Oliveira Lourenço (Solidariedade) elaborou uma indicação legislativa que solicita à Prefeitura de Cantagalo a criação de uma solenidade para celebrar os 150 anos de história do Hospital Santa Casa de Caridade de Cantagalo. A proposta solicita a homenagem no dia 24 de abril de 2025, com uma programação simbólica, mas que valorize a trajetória da instituição. 

Na indicação, Bernardo afirma que a Santa Casa de Caridade tem uma história “profundamente marcada pela solidariedade”, onde sempre buscou “lutar pela dignidade humana”. O vereador ressalta que foi no período do Império que a instituição surgiu da iniciativa de cantagalenses, para atender, principalmente, àquelas pessoas que eram traficadas e escravizadas na época.

 “Em 1875, portanto, 13 anos antes do fim da escravidão e diante de uma situação de verdadeiro abandono e sofrimento do povo preto neste País, surgiu o projeto de criar um local de acolhimento e assistência médica a esses seres humanos. Foi assim que, com os esforços de Cantagalenses, foi fundada a Casa de Caridade de Cantagalo, que mais tarde se transformaria no atual Hospital de Cantagalo, referência na nossa região”, ressaltou Bernardo. 

Para a homenagem, no dia 24 de abril, o vereador sugeriu ao Poder Executivo uma solenidade para marcar os 150 anos de funcionamento do Hospital, com a presença de autoridades, representantes da comunidade e funcionários da instituição. Bernardo pediu ainda que o evento simbólico seja “exatamente às 13h30, para marcar o momento simbólico de sua inauguração, cento e cinquenta anos atrás”.

Ainda no documento, também foram solicitadas para a solenidade discursos, a entrega de homenagens e a entrega de uma placa comemorativa, para evidenciar o trabalho marcante da instituição cantagalense.

 

              

 

Ver anterior

Pagamentos do INSS: Carnaval e Quarta-feira de Cinzas não contam como dias úteis

Ver próximo

“Como curtir a folia sem desafinar na harmonia”, por Jalme Pereira

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Populares

error: Conteúdo protegido !!