Vereador sugere compra de uma locomotiva histórica para Cantagalo

Estação de Euclidelândia foi reformada a pouco tempo

O vereador Matheus Arruda apresentou à Prefeitura Municipal de Cantagalo, uma indicação que pede a compra de uma locomotiva para o município. O objetivo é valorizar a cultura e o turismo da cidade apresentando um dos transportes mais importantes para a história da região. A intenção é instalar a pequena réplica de trem no distrito de Euclidelândia, que possui uma Estação Ferroviária, tombada por sua importância cultural.

Além de complementar a cultura da cidade, a nova atração também pretende valorizar a paisagem local, trazendo aos turistas e moradores um retrato de como se deu o desenvolvimento ferroviário da região. A importância histórica também é um dos principais pontos que sustentam a compra da réplica de trem.

Justificativas

Para o vereador Matheus Arruda a compra e instalação de uma locomotiva para Cantagalo se sustenta principalmente devido a fatos históricos. Um deles, por exemplo, é o fato de que o transporte ferroviário teve grande papel na região durante o século XIX. No período se destacavam em terras cantagalenses e em boa parte do país, a hegemonia do café, que também teve seu sucesso devido a construção das ferrovias.

Estação Trem
O transporte ferroviário teve grande papel na região durante o século XIX

Outro fator histórico ressaltado pelo vereador está na lembrança da importância comercial e econômica das fazendas de café, principalmente as do Vale do Paraíba. A região era o principal polo de produção cafeeira no Brasil e fazia parte da Freguesia de São Pedro de Cantagalo, localizada nos “Sertões de Leste”.

Em 1850, Cantagalo já contava com 111 fazendas de café. Foi neste período que a freguesia alcançou o auge da sua prosperidade econômica e comercial, sendo reconhecida como o farto celeiro da terra fluminense e um dos principais fornecedores do ouro verde do Império.

A história também inclui desafios do Brasil Colônia e também recorda a escravidão, que fazia parte da realidade da época.

Outras cidades já aderiram à atração histórica

A fim de também valorizar a história da região, outras cidades já aderiram à compra de uma réplica de trem para representar da forma mais realista o transporte ferroviário.

A cidade de Carmo, por exemplo, já possui uma pequena locomotiva ao lado da Prefeitura Municipal. Já o município de Macuco inaugurou recentemente, uma réplica de uma locomotiva, transformando em atração para seus moradores e visitantes.

A cidade de Santa Maria Madalena também já está em processo de adquirir uma locomotiva.

Ver anterior

Obra no Rio Bengalas completa três anos e risco de enchentes diminui em Nova Friburgo

Ver próximo

Antecipação de segunda dose da vacina tem objetivo de conter avanço de variante da Covid-19

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Populares

error: Conteúdo protegido !!