Vereadora chora na Câmara de Cantagalo

A seca que assola toda a região Sudeste do país também tem feito vítimas em Cantagalo. Ao menos 30 animais morreram em decorrência da falta de pasto e água no município. Por conta disso, os vereadores pressionaram a Prefeitura para que auxiliasse na aquisição de bagaço de cana para alimentar os animais e salvar alguma parte do rebanho. A vereadora Manuela do Paraíba (PHS), que também é produtora rural, fez um discurso emocionado em favor dos criadores de gado do município. Com voz embargada, ela explicou que tinha condições de bancar a comida para o gado, mas que muitos vizinhos não, e que lhe doía muito ver animais agonizando e berrando por comida.

Críticas e seca I

A seca em Cantagalo ensejou críticas ao Poder Executivo. Apesar de terem disponibilizado um caminhão para o transporte da cana-de-açúcar, essa medida é considerada insuficiente. Além disso, o Governo Federal disponibilizou verba para auxílio aos pescadores, que não têm conseguido realizar seu trabalho. O vereador Zé da Uta (PSL) despejou as críticas mais ácidas. Ele chamou os secretários Alcemir Grimião e Rodrigo Vollú de incompetentes no plenário.

Críticas e seca II

Como sugestão, o vereador Zé da Uta pediu que seja decretado estado de emergência na zona rural por conta da seca generalizada. Ele acredita que a Prefeitura tenha que realizar a perfuração de poços artesianos para abastecimento dessas comunidades rurais. Ele continuou as críticas aos secretários e incluiu até a secretária de Educação. “Aqui, nesse município, tudo tem que se esperar? Tá na hora do prefeito tomar as rédeas e dar a volta por cima”, disse.

Saulo Gouvea: reunião com vereadores

Na tarde da última sexta-feira, 17, o prefeito de Cantagalo, Saulo Gouvea (PT), promoveu uma reunião com os vereadores para, entre muitas questões, destacar o trabalho que vem sendo realizado pela Prefeitura durante a sua gestão, além de estreitar as relações entre os dois poderes. Sete dos 11 parlamentares participaram do encontro: a presidente da Câmara Municipal, Renata Huguenin (PSC), o vice-presidente do Legislativo, Homerinho da Saúde (PSB), e os vereadores Ciro Fernandes (PR), Manuela do Paraíba (PHS), Tião Carne Seca (PSB), Jorge Quíndeler (PP) e Antônio Geraldo (PP). Durante a conversa, o prefeito explicou que a administração está aberta a todas as consultas que os vereadores quiserem fazer para desempenhar o seu trabalho, que é o de fiscalizar o Executivo. Ele também explicou a queda da arrecadação verificada nos últimos anos, com índices ainda mais acentuados de 2013 para cá.

Homenagem aos professores

Na sessão do último dia 16 de outubro, o vereador Ciro Fernandes (PR) entregou uma Moção de Parabenização à professora Fernanda de Avelar Torres, pelo Dia do Professor, comemorado no dia 15. “A professora Fernanda Torres sempre exerceu suas funções como docente de forma exemplar na rede estadual. É proprietária de escola na rede particular, sendo destaque em nossa cidade, e deixou suas marcas de gestora competente comprometida com a causa educacional quando administrou a rede municipal de maneira eficiente e com esmero. Por essas razões, convidei a professora para receber a homenagem pelo Dia do Professor, porque, maravilhosamente, representa os três segmentos: as redes estadual, particular e municipal”, justificou o vereador.

Devolução à saúde

Aconteceu, no Hospital Antônio Castro, a chegada de um grande lote de medicamentos adquiridos com recursos devolvidos pela Câmara de Cordeiro ao Executivo em 2013. O evento é fruto de acordo entre vereadores e Executivo, quando puderam opinar sobre o destino das verbas devolvidas para a Prefeitura.

Críticas e seca III

Os vereadores Ocimar Pulunga (PSD), Sebastião Carvalho Cesário, o Tião Carne Seca (PSB), e Jorge Quíndeler (PP) também reclamaram, em parte, em especial do secretário de Desenvolvimento Agropecuário de Cantagalo. O vereador Tião Carne Seca seguiu a linha de Zé da Uta e reclamou de forma contundente do secretário.

Ver anterior

Governo do Estado inaugura mais três Clínicas da Família

Ver próximo

Horário de verão prevê redução na demanda de energia de até 4,5% nas horas de ponta

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Populares

error: Conteúdo protegido !!