Jovem friburguense é campeão mundial no World Pro Jiu-Jitsu, em Abu Dhabi
Luciano Batatinha organizou audiências públicas. Robson Careca encaminhou abaixo-assinado à Alerj
Para alívio de cordeirenses, cantagalenses e todos os que utilizam a Rodovia RJ-160 (Cordeiro-Cantagalo), o trecho conhecido como ‘Curva do Janu’, um dos mais perigosos da estrada, finalmente recebeu uma providência concreta.
Com supervisão da 18ª ROC (Residência de Obras e Conservação), unidade do DER-RJ (Departamento de Estradas de Rodagem do Estado do Rio de Janeiro), através do atual diretor Paulo César, foi instalado um limitador de velocidade eletrônico. O objetivo é acabar, de vez, com acidentes no local, grande parte deles fatais.
A instalação, no entanto, é disputada por vereadores. O presidente da Câmara Municipal, Luciano Batatinha (PPS), agora também pré-candidato à prefeitura da cidade, defende que a conquista veio após audiência pública realizada pela Câmara Municipal, quando foram convidados a discutir o assunto a comunidade, de maneira geral, e representantes de diversas entidades.
O vereador Robson Careca (PDT) assinala que tudo começou em 2007, quando a cidadã Cláudia Salgado, juntamente com o Grupo da Terceira Idade Jovens de Ontem, coletou assinaturas através de um abaixo-assinado e o entregou às autoridades do município. Em 2011, esse documento foi encaminhado ele (Careca), que, imediatamente, o enviou ao deputado Paulo Melo, presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), que teria enviado a papelada ao presidente do DER-RJ, Henrique Ribeiro, solicitando providências.
Por outro lado, Luciano Batatinha diz que, presente à audiência pública organizada pelo Legislativo, o então diretor do DER-RJ em Cordeiro, Ângelo Calvo, se comprometeu a realizar o serviço dentro do menor prazo possível. “Vamos levar esta reivindicação ao nosso presidente, Henrique Ribeiro. Tenho certeza que ele se empenhará junto ao governador para a instalação do equipamento”, disse Calvo à época.
– O êxito obtido só nos anima a continuar valorizando as audiências públicas, especialmente porque elas contam com efetiva participação da comunidade, principal beneficiada nas decisões – destacou Batatinha, anunciando que organizará outras audiências tendo como temas a telefonia móvel (celular) e energia elétrica, envolvendo, principalmente, as concessionárias TIM e Ampla.
Para Robson Careca, todo o mérito da conquista é da população de Cordeiro, ressaltando e agradecendo a confiança da cidadã Cláudia Salgado, já que, logo após receber o documento com quase mil assinaturas, o encaminhou às autoridades estaduais.
– Temos que agradecer ao engenheiro Paulo César, que, hoje, comanda o DER de Cordeiro, a Henrique Ribeiro (presidente do DER-RJ), ao deputado Paulo Melo e a todos que e assinaram o documento. Enfim, a todos que, diretamente ou indiretamente, participaram do processo desta conquista – analisou o parlamentar.
‘Curva do Janu’ é o nome popular dado à curva que fica no trecho entre o bairro Jardim de Alah e a entrada de Cordeiro (sentido Cantagalo-Cordeiro), altura dos bairros São Luís e São Manoel. Inclusive, as associações de moradores dos dois bairros também se uniram para reivindicar solução das autoridades em várias ocasiões. Os moradores dos arredores da curva também vão ficar mais aliviados com a sinalização, já que, em acidentes, alguns veículos saem da estrada e atingem moradias próximas, colocando em risco muitas outras vidas.