Jovem friburguense é campeão mundial no World Pro Jiu-Jitsu, em Abu Dhabi
A pandemia Covid-19 dificultou a vida de muita gente, e impôs limites ao ano letivo dos alunos em todo o país, e em Trajano de Moraes, não foi diferente. Mas, um novo Decreto assinado pelo chefe do executivo, possibilitou no início do mês de novembro o retorno das atividades escolares no sistema presencial. Até então, as aulas eram aplicadas no sistema remoto, amparado pela Organização Mundial de Saúde. E desde o retorno os alunos recebem todos os dias da Secretaria Municipal de Educação, Kits Lanches para reforçar a alimentação.
Neste primeiro momento o lanche está sendo servido como método de segurança para os alunos, ou seja, desta forma, evita-se com que eles se aglomeram nos refeitórios. E para conferir de perto o retorno presencial das aulas, o presidente da Câmara de Vereadores, Allexandro Vieira de Souza (Russo), esteve acompanhado dos edis, em algumas unidades de ensino. Compareceu na visita técnica Daniel Rezende Fagundes, Helio Luiz Fazoli de Moraes, Isaias Alves Nogueira, Monica Massena Tannos e Sávio Machado Diniz.
As visitas técnicas às escolas da rede municipal de ensino em Trajano de Moraes e nos distritos, tiveram como finalidade fiscalizar o retorno às aulas presenciais. Os parlamentares foram recebidos nas escolas pelos diretores. As visitas tiveram como principal objetivo fiscalizar a implementação de protocolos de segurança nas escolas e conversar com as equipes pedagógicas sobre o retorno às aulas.
“Pudemos verificar que as escolas estão equipadas e preparadas para receber os alunos. Observamos diversas adequações, como por exemplo, a separação de carteiras, equipamentos de proteção e dispensas de álcool gel. Enfim, tudo está muito bem feito para garantir a segurança de todos que frequentam estes espaços”, comentou o presidente da Casa de Leis, Russo.
Outros vereadores observaram que as famílias de alunos da rede pública têm confiado na segurança conferida pela gestão pública municipal. “Observamos que a reabertura das escolas é muito importante. Apesar do retorno ser curto e por um pequeno espaço de tempo, percebemos que a maioria dos pais e responsáveis já são favoráveis ao retorno de seus filhos ao ambiente presencial”, destacaram em comum acordo.