Prefeitos se reúnem para impedir a construção de presídio em Conceição de Macabu
No dia 7 de novembro, a Câmara de Itaocara realizou a sessão de julgamento do prefeito Geyves Maia Vieira, acusado por omissão, excesso de poder e negligência frente aos diversos casos e denúncias que ocorreram no município.
O relator da Comissão Processante realizou a leitura do relatório onde constam as denúncias, assim como a defesa. Ao final, o relator externou o parecer pela cassação do mandato do prefeito Geyves Maia Vieira.
O prefeito enviou seu advogado, Alexandre Fonseca, que fez a defesa oralmente.
Após a leitura do parecer, o vereador Luciano voltou à tribuna para expressar o seu voto como vereador. Todos os vereadores seguiram o relator em seu voto.
A Câmara de Itaocara decidiu pela cassação do prefeito Geyves Maia Vieira. A decisão foi unânime entre os onze vereadores.
A decisão da Câmara afasta o prefeito definitivamente do cargo. A Justiça Eleitoral será comunicada da decisão, e o vice-prefeito Heriberto Pereira de Oliveira deverá assumir o cargo de prefeito do município.
Com isso, o prefeito está afastado de suas atribuições à frente do município, a qual poderá solicitar um recurso à justiça e assim aguardar decisão judicial. O prefeito Geyves Maia disse, em vídeo em redes sociais, antes da votação, que pretende recorrer à Justiça se os vereadores votassem pela cassação de seu mandato.