A Câmara Municipal de Carmo, em nome de todos os vereadores, enviou ao Ministério Público do Rio de Janeiro o ofício nº 002/2023, solicitando a avaliação da questão da água no município. No documento, o legislativo pede ao órgão que avalie os serviços prestados no setor e também o valor das tarifas de água. A medida busca atender as reclamações dos moradores.
Em vídeo publicado nas redes sociais, o vereador e Presidente da Câmara, Willians Candido, ressaltou que o ofício também pede a reavaliação da qualidade da água na cidade e considere ainda novos valores para tarifar a distribuição do recurso.
No documento, a Câmara Municipal afirma que os moradores ainda não possuem um medidor de consumo hidráulico, e por isso não deveriam pagar um valor estimado pela água. Na cidade, atualmente os consumidores pagam cerca de R$62,00. Segundo a concessionária Rio Mais Saneamento, o valor é referente à taxa mínima mensal, conforme foi estabelecido em contrato.
Sobre a qualidade da água, a empresa afirmou que continua “investindo em diversas ações para melhorias no abastecimento do município” e também “trabalha dentro dos padrões ambientais e regulatórios do contrato, controlando e garantindo a qualidade da água por meio de análises de laboratório”.
Descontos
Recentemente, no início deste mês, a prefeitura de Carmo, a Agência Reguladora Estadual (Agenersa) e a Secretaria Estadual da Casa Civil obtiveram a redução de 50% no valor da tarifa de água. Com a medida, os munícipes irão pagar cerca de R$32,43. A redução da tarifa terá duração de 60 dias, até o parecer final do órgão julgador, que atualmente avalia o preço cobrado no município.
Na ocasião, em nota exclusiva ao Jornal da Região, a empresa Rio Mais Saneamento informou que atendeu ao pedido da Agenersa e da prefeitura para conceder o desconto de 50% no valor da conta, calculado pelo consumo mínimo. A concessionária afirmou ainda que o desconto será aplicado nas contas referentes a dezembro de 2022 e janeiro de 2023, com vencimentos nos meses de fevereiro e março deste ano.