Jovem friburguense é campeão mundial no World Pro Jiu-Jitsu, em Abu Dhabi
No último dia 20 de abril, os vereadores Ciro Fernandes Pinto, presidente da Câmara Municipal de Cantagalo, Matheus Arruda, Sérgio Campanate, Zé da Uta e Ademir Diniz participaram do jubileu de ouro da associação Pestalozzi de Cantagalo, prestigiando a entidade e anunciando recursos com a finalidade de contribuir com o desenvolvimento de ações voltadas a atendimentos de jovens e adultos.
Em sua fala, o vereador Matheus Arruda destacou dois projetos de leis de sua autoria em trâmite na Câmara Municipal de Cantagalo que visam instituir o uso do cordão de girassol como instrumento auxiliar de orientação para identificação de pessoas com deficiências ocultas e cria a carteira de identificação do autista, para pessoa diagnosticada com transtorno do espectro autista, no âmbito do Município de Cantagalo.
Foi anunciada também, pelos vereadores Matheus Arruda, Zé da Uta e Ademir Diniz, a destinação de R$ 50 mil de cada vereador, de emenda impositiva, para a associação, totalizando R$ 150 mil, para o ano de 2024.
O vereador Zé da Uta ressaltou que a emenda é uma forma de ajudar a instituição que tanto contribuiu com o desenvolvimento de seu filho Danilo Faria.
O presidente Ciro Fernandes destacou que a Câmara Municipal de Cantagalo vai ser unir para buscar ações voltadas para a Associação.
A emenda impositiva é o instrumento pelo qual os vereadores podem apresentar emendas à Lei Orçamentária Anual, destinando recursos do município para determinadas obras, projetos ou instituições.
Desde o ano de 2022, a Câmara Municipal de Cantagalo pode destinar 1,2% do orçamento público municipal para tais ações, sendo este percentual dividido pelos onze parlamentares.