Jovem friburguense é campeão mundial no World Pro Jiu-Jitsu, em Abu Dhabi
Atendendo aos inúmeros apelos da população de Palmeirinha, Santo Antônio, Boa Vista, Raul Emerik e adjacências, em especial dos pais e alunos da Escola Municipal Vieira Batista, que não querem o fechamento da unidade de ensino, os vereadores Gabriel Garcia (PSB), Dail Marques (PP), Carlos Gastão (PTB) e Zé do Povo (PCdoB) assinaram, em sessão da Câmara do último dia 4 de dezembro, um requerimento que foi encaminhado ao prefeito de Bom Jardim (protocolo n° 6622, de 05/12/2014), pelo qual se pede a manutenção do colégio na comunidade. Situada próximo a Santo Antônio, a escola conta com turmas do 6º ao 9º ano do ensino fundamental, sendo, conforme os vereadores, de fundamental importância para a vida das comunidades ao redor.
Os quatro vereadores e os moradores da região defendem que fechamento de uma escola como essa acaba favorecendo o êxodo rural e o enfraquecimento dessas comunidades, pois, geralmente, uma comunidade rural surge e cresce a partir e ao redor de uma escola e de um templo religioso. Para eles, comunidade sem escola é comunidade sem vida.
Acrescentam que quando muitas dessas escolas foram abertas, há 30 anos, havia muito menos recursos governamentais e muito menos pessoas morando nessas comunidades, razão pela qual, hoje, não é admissível o fechamento. Segundo os parlamentares, essa oportunidade não pode ser retirada dos jovens e esperam que o Executivo reveja a decisão.
Ao longo dos últimos anos, foram fechadas cerca de 15 unidades de ensino no município de Bom Jardim, a maioria delas na zona rural, fato que vem gerando bastante resistência da população.