Jovem friburguense é campeão mundial no World Pro Jiu-Jitsu, em Abu Dhabi
O diretor da empresa de ônibus NovaFaol, Alexandre Colonese, afirmou que recebeu uma proposta da Viação Itapemirim para a compra de sua concessionária de ônibus. A empresa interessada, que ainda não possui frota nem sede em Nova Friburgo, recebeu alguns requisitos para efetivar a compra, porém ainda não houve acordo entre as partes. As informações são do Portal Multiplix.
Segundo Alexandre Colonese, a Itapemirim se mostrou disposta a concordar com as condições impostas pela NovaFaol, no entanto ainda é preciso aguardar um posicionamento positivo para ambas as empresas fecharem o negócio. Vale lembrar que a companhia de ônibus tem até o dia 12 de julho para apresentar à prefeitura municipal uma relação adequada de frota, que atenda às condições da cidade de Nova Friburgo.
Ainda de acordo com Colonese, caso a Viação Itapemirim se interesse, de fato, pela empresa friburguense, toda a operação atual de transporte será vendida. Assim, a prestação do serviço de ônibus que já acontece na cidade continuaria como está, inclusive como a mesma frota e o número de funcionários.
Segundo o diretor, há cerca de 600 colaboradores trabalhando atualmente na empresa e a intenção é manter os empregos, mesmo com a venda efetuada.
Entenda a história do transporte público em Nova Friburgo
Os problemas acerca do transporte público na cidade de Nova Friburgo acontecem desde 2018, quando o contrato entre a empresa NovaFaol e a prefeitura municipal encerrou. Na ocasião, o Executivo não efetuou uma nova licitação em tempo necessário e a situação do transporte coletivo na cidade se agravou.
A fim de resolver a situação o mais breve possível, um acordo emergencial foi firmado entre a empresa de ônibus e o município, e também houve a intervenção do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MP-RJ) que colaborou com a criação de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) para solucionar o caso.
Mesmo após a criação de um edital e muitas tentativas de realizar a licitação na cidade, o acordo não foi feito e a empresa de ônibus ingressou na Justiça. A prefeitura de Nova Friburgo fez inúmeros ajustes no documento oficial, mas até o ano passado, não houve um resultado definitivo.
Por fim, o contrato emergencial que estava em operação na cidade foi encerrado e em 2021, com a nova gestão municipal, o município recusou manter um novo acordo temporário que atendesse aos requisitos da empresa. A tarifa para os munícipes, por exemplo, passaria de R$4,20 para R$5,90, segundo pedido da concessionária de ônibus. O aumento da passagem foi sustentado no fato de que a pandemia do novo coronavírus diminuiu o número de passageiros e, dessa forma, aumentou os custos de operação na empresa.
Após quase 2 anos sem acordos, a concessionária NovaFaol resolveu deixar de operar na cidade. Atualmente é a Viação Itapemirim que irá administrar o transporte público coletivo em Nova Friburgo. A empresa demonstrou ter as melhores condições de prestar o serviço de forma adequada na cidade, atendendo as demandas próprias dos friburguenses.