Jovem friburguense é campeão mundial no World Pro Jiu-Jitsu, em Abu Dhabi
A Vila Isabel anunciou que vai homenagear o cantor, compositor, escritor e poeta Martinho da Vila como enredo da escola no Carnaval de 2021. O enredo sobre Martinho, que é presidente de honra da escola, será desenvolvido pelo carnavalesco Edson Pereira.
“Aos 82 anos, Martinho tem um laço de amor com a Vila relevante o suficiente para se confundir com a própria biografia. Ele se dedica à agremiação desde 1965 e compôs diversos sambas que embalaram os carnavais da comunidade do bairro do poeta Noel Rosa. Entre as criações, está a do tema “Kizomba: A festa da raça”, que garantiu o campeonato à Vila em 1988”, lembrou a agremiação, em nota.
Martinho já tinha recebido referências em diversos desfiles anteriores da Vila. Em 2012, quando a escola exaltou Angola, ele foi mencionado no refrão do samba-enredo. Em 2018, durante uma exaltação ao futuro, ele foi a estrela do carro abre-alas e cruzou a Sapucaí aplaudido enquanto comemorava oito décadas de vida.
Filho de lavradores da Fazenda do Cedro Grande, mudou-se para o Rio de Janeiro com apenas quatro anos. Quando se tornou conhecido, voltou a Duas Barras para ser homenageado pela prefeitura em uma festa, e descobriu que a fazenda onde havia nascido estava à venda. Não hesitou em comprá-la e hoje é o lugar que chama de “meu off-Rio”.