Jovem friburguense é campeão mundial no World Pro Jiu-Jitsu, em Abu Dhabi
Após três vices, a escola voltou ao título
O resultado da apuração do Carnaval de Nova Friburgo foi divulgado na tarde da quarta-feira de cinzas, 5 de março, e a agremiação que sagrou-se campeã foi a Vilage no Samba. A contagem dos votos aconteceu no Estádio Eduardo Guinle e revelou, ainda, os blocos de embalo e de enredo vitoriosos em suas respectivas categorias.
A apuração teve início com a leitura das notas dos blocos de embalo, na categoria ‘Resistência’, onde o bloco ‘Confraria do Ócio’ (153,5 pontos) foi o campeão. O vice-campeonato ficou com o bloco ‘Demorou, mas Abalou’ (135 pontos). Outros três blocos que desfilaram na segunda-feira, 3 de março, não tiveram suas notas lidas devido a problemas de inscrição no concurso.
Na sequência, saiu o resultado dos blocos de embalo na avenida. Com 50 pontos cada, os blocos ‘Se Deixar Eu Vou’ e ‘Se Beber, que se Dane’ empataram e dividiram o título da categoria. ‘Unidos do Papudinho’, ‘Demorou, mas Abalou’ e ‘Bloco dos Malas’ acumularam 49, 45 e 31 pontos, respectivamente.
O ‘Globo de Ouro’ (150 pontos), da Vila Amélia, retornou ao Carnaval friburguense após três anos afastado da festa, e garantiu o campeonato entre os blocos de enredo. ‘Unidos do Imperador’ (147,4 pontos), do bairro Alto de Olaria, foi o vice-campeão. O terceiro lugar ficou para o bloco ‘Bola Branca’ (146,6 pontos), da comunidade do Catarcione.
E, fechando a apuração, o resultado mais aguardado do Carnaval de Nova Friburgo foi anunciado. A Vilage no Samba recuperou o título de campeã (169,9 pontos) após amargar, por três anos consecutivos, o vice-campeonato. Neste ano, a agremiação verde e branca reverenciou as mulheres negras na passarela do samba, com o enredo ‘Rosas Negras’.
A Unidos da Saudade (168,8 pontos) esperava levar para o bairro Ypu o inédito tetracampeonato ao falar da história da cerveja, com o enredo ‘Uma viagem ao inesquecível sabor milenar’, mas acabou ficando como vice-campeã de 2014. A Imperatriz de Olaria (167,5 pontos) ficou na terceira colocação.
A organização e apuração dos blocos de enredo e das escolas de samba foram de responsabilidade da Liga Independente das Escolas de Samba e Blocos de Enredo de Nova Friburgo (Liesbenf).
Já os concursos de blocos de embalo, nas categorias ‘Resistência’ e ‘Avenida’, ficaram a cargo da Secretaria Municipal de Cultura.