Visitantes ficam empolgados com histórias dos ‘Caminhos do Imperador’

Várias histórias são contadas durante o passeio nos ‘Caminhos do Imperador’, em Boa Sorte. Uma delas envolve esta pedra (foto) conhecida como Pedra do Chapéu, pois, segundo historiadores, D. Pedro II teria tirado uma soneca neste local e esquecido o seu chapéu, quando ia em destino à Fazenda de Areias, onde iria pernoitar. O próximo passeio está previsto para dia 2 de julho. 

O passeio, que começa no Espaço Cultural Hemir Gil Caetano, localizado na loja Almek Center. O primeiro ponto de parada do passeio é a Pedra do Chapéu, onde, segundo a história, D. Pedro II parou para tirar um cochilo e, ao acordar apressado, esqueceu o chapéu sobre a pedra. Os visitantes conhecem o Açude de Areias, em uma região que reúne uma vasta variedade de pássaros e outros animais da fauna brasileira.

Outros pontos de visita são a Vila Areinhas e a histórica Fazenda Santa Rita, em Euclidelândia, terceiro distrito. A Vila Areinhas é uma comunidade quilombola, onde a maioria dos habitantes são negros e descendentes diretos dos escravos da Fazenda de Areias. A Fazenda Santa Rita possui ainda as ruínas das antigas senzalas e foi o local onde o Barão de Nova Friburgo comercializava os escravos.

O grupo contou com a participação de norte-americanos, que são missionários da Igreja Batista e estavam na região dividido por casais em algumas cidades, e o pastor Manoel Messias, que trabalha em Boa Sorte teve a ideia de levá-los ao passeio. Eles são de Mississipi (EUA).

Ver anterior

Supera Rio discute alternativas de desenvolvimento

Ver próximo

Escola de Itaocara realiza projeto de história com alunos

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Populares

error: Conteúdo protegido !!