Viveiro de árvore da Mata Atlântica será inaugurado no Parque Municipal de Nova Friburgo

Em comemoração ao Dia Mundial Florestal, festejado em 21 de março, a Elas Ecomodas Confecções dará início ao viveiro de mudas instalado dentro do Parque Municipal de Nova Friburgo, no bairro Cascatinha.

O viveiro, segundo a empresa, terá como meta o desenvolvimento de cerca de duas mil mudas de palmito-juçara, visto que a espécie está ameaçada de extinção e seus frutos servem como alimento para mais de 60 animais que sobrevivem no bioma da Mata Atlântica. As mudas serão desenvolvidas dentro do viveiro e, posteriormente, serão plantadas em Nova Friburgo, principalmente em locais que existam nascentes e rios, objetivando preservar a água.

Marcado para acontecer às 9 horas, o evento, que conta com parceria da Secretaria de Turismo de Nova Friburgo, também contará com participação de algumas escolas e alunos, assim como do Centro Educacional Souza Poletti e Escola Sesi, Escola Municipal Patrícia Jonas Sant’anna e Escola Municipal Amâncio Azevedo.

Também está previsto para acontecer um treinamento funcional junto com todas as crianças e os demais participantes, que será coordenado por Prissi Cordeiro e Equipe Evoluir. Membros da Agenda 21 Nova Friburgo também irão participar “dando uma mãozinha” a esta iniciativa, que tem por objetivo o desenvolvimento sustentável de Nova Friburgo.

 O nome científico da espécie que será cultivada neste viveiro do Projeto Ambiental Elas Preservando da Elas Ecomodas é Euterpe Edulis e, sabendo disto, o vereador Gustavo Barroso, juntamente com o secretário de Turismo, Nauro Grehs, sugeriram a participação da banda Euterpe Friburguense, que, prontamente, aceitou desenvolver um momento cultural na ação dentro do parque que fica localizado em frente ao Restaurante Cantina, na subida da Pedra do Caledônia (cerca de 300 metros da praça do bairro).

Para fazer a instalação deste viveiro, a Elas Ecomodas Confecções que produz moda sustentável, contou com apoio de alguns parceiros, que se mobilizaram com a causa. Inclusive, vale ressaltar, o projeto criado pela confecção friburguense tem por objetivo reaproveitar lixo gerado por ela e por outras confecções da região para cultivar as árvores.

Diante disto, o respectivo parque também será um ponto de recebimento de cones de linhas vazios para que os confeccionistas possam contribuir com o projeto e destinar corretamente este resíduo plástico. Para isto, os interessados deverão procurar pelo administrador do parque, Carlos Machado, de terça-feira a domingo, durante o funcionamento do local.

O evento é gratuito e aberto a todos. Menores de 18 anos deverão estar acompanhados dos pais ou responsáveis. Os organizadores, Alex e Adriana Santos, da Elas Ecomodas, enfatizam a importância de todos colaborarem com este momento ambiental, que terá como foco o transplante das pequenas mudas para dentro dos recipientes para que sejam cultivadas no parque.

Ver anterior

Diversidade

Ver próximo

Pezão encaminha projeto de lei à Alerj para aumentar arrecadação

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Populares

error: Conteúdo protegido !!