Jovem friburguense é campeão mundial no World Pro Jiu-Jitsu, em Abu Dhabi
Esta semana, é para valer! Teve início o ano letivo em toda a rede de ensino na região. Apesar da alegria característica de alunos e profissionais da área, os desafios continuam os mesmos. A falta de investimento no setor, incluindo os baixos salários dos professores, continua sendo a realidade. Foram precisos muitos anos para convencer políticos e a opinião pública de que, na verdade, as crianças vão à escola, em sua grande maioria, mas aprendem pouco e começam a abandonar os estudos quando chegam na adolescência. Os problemas principais são a má qualidade das escolas e a repetência, apontam estudos. Chegou a hora de investirmos pesado em educação.
Pensamento
E eu farei o que vocês pedirem em meu nome, para que o Pai seja glorificado no Filho. (João 14:13)
Gente de Expressão
Carismática, Lúcia de Fátima de Paula é reconhecida pelos amigos como guerreira. Professora aposentada, com graduação em artes, lecionou na Escola Estadual Dr. Francisco Leite Teixeira, em Santa Rita da Floresta, segundo distrito de Cantagalo, como professora primária no ensino supletivo. Trabalhou 11 anos na Pestalozzi de Cantagalo. Depois, foi para Escola Estadual Maria Bellieni D’Olival, onde se aposentou. Nascida em Cantagalo, filha de Joaquim Augusto de Paula e Nilzabeth Izabel de Paula, foi criada na Fazenda Bela Vista, em Boa Sorte, quinto distrito. Durante o período escolar, veio morar em Cantagalo, na casa da tia Nilza. Ingressou no Estado. Não se deu por satisfeita e resolveu entrar para a galeria dos empresários: comprou o Posto Quincão, que, ao lado do filho Paulo Renato Filho, conhecido como Paulinho, ocupou espaço de destaque no setor em Cantagalo. Sempre ousada, sabe o que quer, merecendo a admiração do povo de Cantagalo. Por tudo isso e muito mais, ela recebe, hoje, o nosso título de Gente de Expressão.
Em Alta
O profissionalismo dos nossos queridos professores, que amargam baixos salários e enfrentam as mais variadas críticas, sendo motivo de tema para governantes, que, de forma irresponsável, continuam tratando a causa como de pouca prioridade. Muda Brasil!
Em Baixa
Motoristas, que arriscam a integridade falando ao celular são em número cada vez maior. Os acidentes causando vítimas no trânsito são frequentes. Tornou-se comum, apesar da ilegalidade, cenas de motoristas dirigindo e falando ao celular. Alô gente!!!
Luto
O Brasil inteiro lamentou o fato que mobilizou a imprensa nos últimos dias. O atentado ao cinegrafista da TV Bandeirantes, Santiago Ilídio Andrade, de 49 anos, que teve morte cerebral. Ele foi atingido por um rojão quando trabalhava, durante protesto no último dia 6 de fevereiro. Extremamente lamentável.
Ti-Ti-ti
O anúncio de que a rodoviária de Cordeiro seria remodelada pela municipalidade agradou em cheio, devido à necessidade classificada como urgente. Agora, o que o povo quer é ir além. Querem poder aprovar, também, o projeto. Fica a dica!
Agitação
Bastante movimentadas estão as secretarias envolvidas na festa que marcará o bicentenário de Cantagalo, no dia 9 de março. A contagem regressiva e a organização de um grande evento tem exigido das secretarias de Cultura e de Turismo. Haja fôlego!
Reinício
A volta às aulas no Colégio Euclides da Cunha foi diferente e musical. A presença do músico e engenheiro Bruno Palma, que é ex-aluno, deu um toque musical ao retorno dos alunos. Bruno apresentou músicas de seu repertório em geral e de seu futuro CD em homenagem a Euclides da Cunha.
Bruno também contou com a participação dos alunos em descontraídos momentos musicais. A realização também marca uma conversa sobre a valorização da cultura e dos 200 anos de Cantagalo.