Votação mantém 21 vereadores em Friburgo

Vereadores de Nova Friburgo aprovaram, em segunda discussão, a manutenção do número de cadeiras na Câmara Municipal. Isso significa que 21 vereadores poderão ser eleitos no próximo pleito, que acontece em 2016. O número de vereadores da cidade era de 12 e o aumento para 21 foi sancionado em 2012 por meio de um Proposta de Emenda à Constituição (PEC). O projeto de lei apresentado na segunda votação foi elaborado pelo vereador Nami Nassif. Foram 14 votos a favor, seis contrários e um não compareceu à sessão.

CPI (I)

A Câmara de Cantagalo, com assinatura de cinco vereadores, abriu no dia 28 de abril uma Comissão Parlamentar de Inquérito, com o objetivo de apurar eventuais irregularidades relacionadas à Secretaria de Saúde, em razão de denúncia do cidadão Rafael Camacho. Na primeira sessão foi interrogado o denunciante e ex-sócio do laboratório acusado de fraudes e irregularidade, principal alvo das investigações.

CPI (II)

Na noite do último dia 22 de junho, os vereadores Tião Carne Seca, Ciro Fernandes e Zé da Uta, que estão à frente das investigações da Comissão de Inquérito Parlamentar (CPI) que investiga supostas irregularidades na Saúde do município de Cantagalo, deram início às sessões da comissão. Na primeira,  interrogaram o autor das denúncias, Rafael Camacho, na sede da Câmara Municipal.

Câmara entrega títulos de cidadania

A Câmara de Vereadores de Macuco concedeu Título de Cidadania Macuquense a diversas personalidades. O objetivo da honraria é oferecer o devido reconhecimento às personalidades dos mais variados segmentos que contribuíram de maneira efetiva para o crescimento e engrandecimento do município. O presidente da Câmara declarou que o município vivencia uma harmonia bastante saudável entre os poderes Legislativo e Executivo, comportamento que tem feito, segundo ele, muito bem à população, que pode contar com as duas esferas do poder local como aliadas, cujos objetivos são comuns: trabalhar pelo desenvolvimento do município e defender os direitos dos cidadãos macuquenses.

Ônibus

Os presidentes das câmaras de Macuco, Frank Lengruber, e de Cordeiro, Anísio Coelho, pediram a intermediação do secretário Carlos Osório para tentar a circulação de ônibus intermunicipais no Centro de Nova Friburgo. Os presidentes estavam acompanhados de Douglas Espíndola e Carlos Alberto ‘Tico-Tico’ (Macuco), e Amilton Biti e Jussara Barrada (Cordeiro).

Plano de Educação

A Câmara Municipal de Carmo aprova projeto de lei do Plano Municipal de Educação (PME), que é um documento que define 20 metas educacionais para o município por um período de 10 anos. O documento abrange não somente a educação na rede municipal de ensino, mas estabelece diretrizes e metas para o ensino médio e para a educação superior no município.

Plano de Educação para Nova Friburgo

A Câmara Municipal aprovou o projeto de lei nº 1.175/2015, de autoria do Poder Executivo, que institui o novo Plano Municipal de Educação de Nova Friburgo para o decênio 2015-2025. A sessão contou com a presença da secretária municipal de Educação, professora Tânia Trilha; da subsecretária pedagógica, professora Cristina Abrahão, além de servidores da Educação. Antes que houvesse a votação, os vereadores se reuniram com a secretária, a subsecretária e representante do Conselho Municipal de Educação e dos servidores para eliminar algumas poucas dúvidas sobre o projeto. O projeto foi colocado em votação com pequenas alterações, que não mudaram o contexto geral do Plano Municipal de Educação de Nova Friburgo.

Câmara votará projeto contra nepotismo

Projeto de lei que tramita há mais de dois anos na Câmara Municipal de Nova Friburgo finalmente deverá ser votado nos próximos dias. Após longo período passando por análise em diversas comissões internas do Legislativo municipal, o projeto de autoria do vereador Cláudio Damião, que prevê o fim do emprego de parentes em cargos na administração pública municipal, está pronto para entrar na pauta de votação após receber o último parecer.

Segundo Cláudio Damião, “a aprovação deste projeto acabará com um vício antigo na vida pública, onde aqueles que são eleitos se aproveitam do cargo para nomear seus parentes”, declara o parlamentar.

Ver anterior

Produtor rural de Bom Jardim aprende boas práticas na pecuária de leite

Ver próximo

Procuradora da República pede devolução de R$ 13 mi desviados de merenda em Nova Friburgo

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Populares

error: Conteúdo protegido !!