Jovem friburguense é campeão mundial no World Pro Jiu-Jitsu, em Abu Dhabi
A Votorantim Cimentos, empresa de materiais de construção e soluções sustentáveis, reduzirá em 5.900 MWh o consumo anual de energia em sua fábrica de Cantagalo, localizada no Estado do Rio de Janeiro, por meio de um projeto desenvolvido e implantado pela Nexway Eficiência, empresa de eficiência energética do Grupo Comerc Energia.
O projeto foi concebido após um estudo detalhado, que levou em consideração o consumo de energia e os equipamentos utilizados na unidade. Em seguida, foi realizada a substituição de parte dos motores por modelos mais modernos e eficientes, além da instalação de um novo transformador de potência e de novos painéis elétricos. O resultado foi a redução de 55% do consumo de energia dos equipamentos em questão e 6% de economia energética em toda a unidade.
Com o projeto, a fábrica de Cantagalo melhora a sua pegada ambiental e se torna ainda mais sustentável. Conforme projeção realizada pela Nexway, a unidade da Votorantim Cimentos terá uma redução de emissões de 1.680 toneladas de CO2.
“A implantação de um projeto de eficiência energética sob medida como esse proporciona redução no consumo de energia da unidade e maior confiabilidade no processo produtivo, uma vez que equipamentos mais modernos tem menos paradas não programadas. Sem falar nos custos com manutenção corretiva, que também são reduzidos”, afirma o CEO da Nexway Eficiência, Marcel Haratz. “Ao reduzir o desperdício e otimizar o consumo de energia elétrica, a economia é garantida. E, por meio da eficiência energética, ainda é possível reduzir a pegada de carbono, contribuindo não só para a sustentabilidade do negócio, mas do meio ambiente”, completa.
“A busca pela eficiência energética é uma importante alavanca estratégica para a Votorantim Cimentos. Além disso, a sustentabilidade é um dos nossos direcionadores de negócios, investimos em soluções que gerem impacto positivo para a nossa companhia e para a sociedade”, diz o diretor Global de Sustentabilidade, Relações Institucionais, Desenvolvimento de Produto e Engenharia da Votorantim Cimentos, Álvaro Lorenz.
Investimentos em projetos de eficiência energética são uma prioridade para a Votorantim Cimentos em todos os lugares em que opera. Nos últimos anos, em sua fábrica de Cantagalo, a empresa investiu na modernização dos equipamentos que realizam o coprocessamento – método que permite substituir os combustíveis fósseis e as matérias-primas tradicionais na produção de cimento, reduzindo o uso de recursos naturais não-renováveis e, consequentemente, as emissões de CO2.
Adicionalmente ao projeto, a Nexway irá doar cerca de 1.000 mudas de árvores que serão plantadas na Floresta Nexway, em parceria com a Reservas Votorantim, gestora de ativos ambientais da holding Votorantim S.A., que tem sob sua responsabilidade a administração do Legado das Águas, maior reserva privada de Mata Atlântica do País.
Sobre Nexway Eficiência
Criada em 2015, a Nexway Eficiência é a empresa de eficiência energética do Grupo Comerc Energia. Focada na redução do consumo de energia de empresas, a Nexway desenvolve e implanta projetos em motores, ar comprimido, subestações, iluminação e refrigeração (conforto e processo), entre outros. Todas as soluções oferecidas contam com investimento próprio da Nexway, que realiza contratos de aluguel com o cliente sendo que a mensalidade é sempre uma parte da economia gerada com a solução.
Sobre Votorantim Cimentos
Fundada em 1933, a Votorantim Cimentos é uma empresa de materiais de construção e soluções sustentáveis. O portfólio de materiais de construção vai além dos cimentos e inclui concretos, argamassas e agregados. A companhia também atua nas áreas de insumos agrícolas, gestão de resíduos e coprocessamento. São quase 12 mil empregados e uma receita líquida de R$ 16,7 bilhões em 2020. As unidades da Votorantim Cimentos estão estrategicamente próximas aos mais importantes mercados consumidores em crescimento e presente em dez países, além do Brasil: Argentina, Bolívia, Canadá, Espanha, Estados Unidos, Luxemburgo, Marrocos, Tunísia, Turquia e Uruguai. Mais informações em www.votorantimcimentos.com.br.