Votorantim Cimentos quer 25% de mulheres em liderança até 2030
A Votorantim Cimentos estabeleceu meta de atingir 25% das posições de liderança ocupadas por mulheres, em âmbito mundial, até 2030. No último ano, a companhia conseguiu chegar a 24,8% de mulheres em cargos de liderança em suas operações globais. A evolução foi de mais de 4% desde 2020, quando esse índice era de 20,1%.
“A cultura organizacional da Votorantim Cimentos, que chamamos de Nosso Jeito VC, nos guia a construir um ambiente de trabalho cada vez mais diverso e inclusivo. Diversidade e Inclusão fazem parte da nossa estratégia de pessoas. É uma questão de competitividade e essencial para avançarmos também em inovação e na evolução dos negócios da companhia. Para fortalecer esse pilar essencial da nossa cultura, contamos com uma série de programas de atração, desenvolvimento e retenção”, afirma Cinthia Bossi, diretora global de Gente e Gestão da Votorantim Cimentos.
Além das metas para cargos de liderança, a Votorantim Cimentos busca ampliar a presença feminina em cargos operacionais em todos os níveis. No Brasil, a companhia contratou mais de 100 mulheres em 2024 para trabalharem em suas operações, como fábricas, mineração, centrais de concreto e centros de distribuição. Atualmente, as mulheres representam 15% dos profissionais que atuam em operações da empresa, totalizando 1, 1 mil empregadas. Para avançar na presença de mulheres em seu quadro de empregados, a Votorantim Cimentos investe em programas de formação de profissionais mulheres e também na atração de talentos.
“Diversidade e Inclusão é uma jornada, um processo contínuo que precisa incluir todas as frentes de atuação, desde a formação técnica de profissionais, para que as mulheres tenham novas oportunidades no mercado de trabalho, até o aumento da presença feminina em todos os tipos de cargos, inclusive de liderança. Por isso, buscamos criar ambientes de trabalho inclusivos e capazes de manter a empresa sempre atrativa e moderna para reter os melhores talentos, além de estabelecer programas internos de desenvolvimento”, disse Cinthia Bossi.
Dentre as iniciativas da Votorantim Cimentos à procura da equidade está a Trilha de Capacitação Técnica de Mulheres, programa de desenvolvimento para mulheres que atuam nas operações da companhia no Brasil desde posições iniciais, como aprendiz e estagiária, até o nível técnico e de liderança nas áreas de Manutenção, Mineração, Produção e Qualidade. Mais de 100 empregadas estão sendo capacitadas pela iniciativa no primeiro ciclo do programa, iniciado no último ano. Em 2024, a Votorantim Cimentos também iniciou uma trilha de conhecimento para Desenvolvimento para Mulheres Não Líderes chamado de Protagonismo e Autodesenvolvimento: mulheres construindo caminhos, que teve a participação de 860 mulheres ao longo do ano.
O Lidera VC é um programa para o desenvolvimento de mulheres líderes, lançado em 2020. Mais de 250 mulheres já participaram do programa, que aborda diferentes temáticas a partir da perspectiva de gênero e inclusão, como estereótipos de gênero, negociação, liderança inclusiva, liderança estratégica e imagem profissional.
Outra medida é o Programa de Trainee 2025 que focou em áreas corporativas, como Recursos Humanos, Governança Corporativa, Logística, Marketing Estratégico, Suprimentos, Transformação Digital, Vendas & Marketing e Tecnologia da Informação (TI). Na nova turma iniciada em janeiro deste ano, dos sete participantes, seis são mulheres. Já em 2024, o Programa de Trainee Industrial buscou jovens profissionais na área de engenharia para desenvolvimento de carreira nas operações da companhia.
Atualmente são oito trainees participando do programa, sendo seis mulheres que atuam nas fábricas de Xambioá (TO), Itaú de Minas (MG), Sobral (CE), Rio Branco do Sul (PR) e Cantagalo (RJ). Outra iniciativa da Votorantim Cimentos é o Programa Evoluir, que oferece qualificação profissional gratuita aos moradores e empregados das localidades em que a empresa atua, ampliando as oportunidades dos participantes no mercado de trabalho e reforçando o compromisso de construir um legado positivo para a sociedade.
Os cursos técnicos são realizados em parceria com entidades de formação técnica profissional, como o Serviço Nacional da Indústria (Senai) e o Serviço Social do Transporte e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (SEST/SENAT). Em 2024, foram concluídas 17 turmas com 230 vagas ofertadas nos cursos, sendo 155 vagas destinadas para mulheres. Os cursos são nas áreas de Manutenção Mecânica, Eletricista Industrial, Mineração, Máquinas Industriais, Eletromecânica, Química e Soldagem. Além das comunidades locais, alguns programas também são direcionados à capacitação técnica e profissional para empregados e empregadas.