Votorantim Cimentos aumenta presença feminina na operação da fábrica de Cantagalo

A pesquisa Estatísticas de Gênero, divulgada pelo IBGE, em 2021, com dados relativos a 2019, apontou que a taxa de participação feminina na força de trabalho era de 54,5% (crescimento de 2,9% em relação a 2012), enquanto a masculina era de 73,7%. De acordo com dados do portal ODS, as mulheres representam 32% da força de trabalho na indústria brasileira. Setores historicamente dominados por homens, como a indústria da mineração e a da construção civil, tem registrado avanços na participação de mulheres, tanto em cargos de liderança como operacionais.

A fábrica da Votorantim Cimentos localizada em Cantagalo, no Rio de Janeiro, conta com a presença feminina em uma das atividades essenciais na operação de produção de cimento. Mariana Fonseca Santos, de 24 anos, é operadora de painel central na unidade, atuando no controle da operação de todos os equipamentos do processo produtivo do cimento e também na resolução de problemas práticos na área fabril. O painel traz toda visão da operação da fábrica, dos moinhos até o forno. Natural de Barbacena (MG), Mariana trabalha na Votorantim Cimentos desde 2020, é formada em engenharia de produção, tendo iniciado sua carreira como estagiária no setor industrial de materiais de construção, e atualmente reside em Cantagalo.

Natural de Barbacena (MG), Mariana trabalha na Votorantim Cimentos desde 2020
Natural de Barbacena (MG), Mariana trabalha na Votorantim Cimentos desde 2020

Meu maior desafio foi assumir o posto de primeira mulher no painel central na fábrica, até então a equipe estava acostumada a só ouvir vozes masculinas nos rádios de comunicação. Para mim, essa oportunidade foi um feito para mostrar que nós mulheres temos toda a capacidade de assumir posições que anteriormente eram ocupadas somente por homens. Não é fácil assumir esse posto, envolve muita responsabilidade, dedicação e compromisso, mas é uma rotina interessante e desafiadora que me obriga a sair da minha zona de conforto e sempre buscar o meu melhor”, afirma Mariana.

Hoje, a unidade de Cantagalo conta com 22 mulheres em seu quadro de empregados. Em 2021, a fábrica participou do Programa de Estágio Técnico para Mulheres da Votorantim Cimentos, que selecionou 25 estudantes de cursos técnicos para atuarem nas fábricas da empresa em todo o Brasil. Hoje a unidade conta com sete estagiárias, que atuam nas áreas Mineração, Segurança do Trabalho, Meio Ambiente, Manutenção, Produção e RH.

A Votorantim Cimentos tem como meta em seus Compromissos de Sustentabilidade atingir 30% de mulheres em posições de liderança no Brasil até 2030. Em 2021, a empresa registrou crescimento de 12,6% no número total de mulheres no seu quadro geral de empregados, sendo que 23,5% delas ocupam cargos de liderança.

Sobre a Votorantim Cimentos

Fundada em 1933, a Votorantim Cimentos é uma empresa de materiais de construção e soluções sustentáveis. O portfólio de materiais de construção vai além dos cimentos e inclui concretos, argamassas e agregados. A companhia também atua nas áreas de insumos agrícolas, gestão de resíduos e coprocessamento. São quase 12 mil empregados e uma receita líquida de R$ 16,7 bilhões em 2020. As unidades da Votorantim Cimentos estão estrategicamente próximas aos mais importantes mercados consumidores em crescimento e presente em dez países, além do Brasil: Argentina, Bolívia, Canadá, Espanha, Estados Unidos, Luxemburgo, Marrocos, Tunísia, Turquia e Uruguai. Mais informações em www.votorantimcimentos.com.br.

Ver anterior

Enfermeiras apresentaram palestras em Macuco abordando o tema ‘leucemia’

Ver próximo

Tribunal de Justiça inicia última fase de implantação do Processo Judicial Eletrônico nas comarcas da região

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Populares

error: Conteúdo protegido !!