Jovem friburguense é campeão mundial no World Pro Jiu-Jitsu, em Abu Dhabi
A pesquisa Estatísticas de Gênero, divulgada pelo IBGE, em 2021, com dados relativos a 2019, apontou que a taxa de participação feminina na força de trabalho era de 54,5% (crescimento de 2,9% em relação a 2012), enquanto a masculina era de 73,7%. De acordo com dados do portal ODS, as mulheres representam 32% da força de trabalho na indústria brasileira. Setores historicamente dominados por homens, como a indústria da mineração e a da construção civil, tem registrado avanços na participação de mulheres, tanto em cargos de liderança como operacionais.
A fábrica da Votorantim Cimentos localizada em Cantagalo, no Rio de Janeiro, conta com a presença feminina em uma das atividades essenciais na operação de produção de cimento. Mariana Fonseca Santos, de 24 anos, é operadora de painel central na unidade, atuando no controle da operação de todos os equipamentos do processo produtivo do cimento e também na resolução de problemas práticos na área fabril. O painel traz toda visão da operação da fábrica, dos moinhos até o forno. Natural de Barbacena (MG), Mariana trabalha na Votorantim Cimentos desde 2020, é formada em engenharia de produção, tendo iniciado sua carreira como estagiária no setor industrial de materiais de construção, e atualmente reside em Cantagalo.
“Meu maior desafio foi assumir o posto de primeira mulher no painel central na fábrica, até então a equipe estava acostumada a só ouvir vozes masculinas nos rádios de comunicação. Para mim, essa oportunidade foi um feito para mostrar que nós mulheres temos toda a capacidade de assumir posições que anteriormente eram ocupadas somente por homens. Não é fácil assumir esse posto, envolve muita responsabilidade, dedicação e compromisso, mas é uma rotina interessante e desafiadora que me obriga a sair da minha zona de conforto e sempre buscar o meu melhor”, afirma Mariana.
Hoje, a unidade de Cantagalo conta com 22 mulheres em seu quadro de empregados. Em 2021, a fábrica participou do Programa de Estágio Técnico para Mulheres da Votorantim Cimentos, que selecionou 25 estudantes de cursos técnicos para atuarem nas fábricas da empresa em todo o Brasil. Hoje a unidade conta com sete estagiárias, que atuam nas áreas Mineração, Segurança do Trabalho, Meio Ambiente, Manutenção, Produção e RH.
A Votorantim Cimentos tem como meta em seus Compromissos de Sustentabilidade atingir 30% de mulheres em posições de liderança no Brasil até 2030. Em 2021, a empresa registrou crescimento de 12,6% no número total de mulheres no seu quadro geral de empregados, sendo que 23,5% delas ocupam cargos de liderança.
Sobre a Votorantim Cimentos
Fundada em 1933, a Votorantim Cimentos é uma empresa de materiais de construção e soluções sustentáveis. O portfólio de materiais de construção vai além dos cimentos e inclui concretos, argamassas e agregados. A companhia também atua nas áreas de insumos agrícolas, gestão de resíduos e coprocessamento. São quase 12 mil empregados e uma receita líquida de R$ 16,7 bilhões em 2020. As unidades da Votorantim Cimentos estão estrategicamente próximas aos mais importantes mercados consumidores em crescimento e presente em dez países, além do Brasil: Argentina, Bolívia, Canadá, Espanha, Estados Unidos, Luxemburgo, Marrocos, Tunísia, Turquia e Uruguai. Mais informações em www.votorantimcimentos.com.br.