Xixa tem música em CD de capoeira

Canção abre o álbum, lançado, em abril

Servidor do Setor de Transporte da Secretaria de Educação de Cantagalo, Adenílson Pereira da Silva, mais conhecido como Xixa, comemora a inclusão de uma música sua, e interpretada por ele, no CD ‘Capoeiragem – Meu Mestre é o Caminho…’, lançado em 13 de abril deste ano, pelo Instituto de Capoeira Brasileira (ICB), de Belo Horizonte (MG), que comemorava seu quarto aniversário.

A composição de Xixa, intitulada ‘O Valor que o Mestre Tem’, é a primeira faixa do CD, que conta com outras 15 faixas gravadas ao vivo, durante apresentação de vários “cantadores” de capoeira, na sede do ICB. “Esta música eu compus em homenagem ao mestre Preguinho, da Associação de Capoeira Gunga, de Cantagalo, da qual faço parte e onde também sou professor”, contou Xixa, se mostrando surpreso pelo fato de sua obra não só fazer parte da compilação musical do ICB, mas por abrir o álbum.

O lançamento do CD, o segundo da série, foi uma grande festa em Belo Horizonte, e que reuniu centenas de associações, com mestres e praticantes dessa arte brasileira de vários estados. O evento contou com palestra ministrada pelo mestre Levi, do Rio de Janeiro, que defendeu o tema ‘A Postura do Mestre numa Roda de Capoeira’, voltada a mestres e professores incumbidos de ministrar aulas em suas associações.

Já experiente em composições de marchinhas de carnaval e sambas de enredo, além de ser um dos mestre-salas mais requisitados na cidade, Xixa, que pratica a arte da capoeira há 23 anos, dos quais dois como professor, não vê dificuldade em compor. “Sai naturalmente. Agora, por exemplo, estou compondo para participar de um concurso de jingles de capoeira”, disse o professor, que também ministra aulas, pela Associação Gunga, em Euclidelândia, terceiro distrito de Cantagalo, além de realizar um trabalho especial com as crianças atendidas pelo Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti), mantido numa parceria entre as secretarias de Assistência Social e de Educação de Cantagalo com o Governo Federal.

Ver anterior

Gamela faz parte do quadro ‘Mundo sem Mulheres’

Ver próximo

Carlinhos quer o programa ‘Minha Casa, Minha Vida’ em Trajano

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Populares

error: Conteúdo protegido !!