Jovem friburguense é campeão mundial no World Pro Jiu-Jitsu, em Abu Dhabi
O cantor e compositor Zeca Pagodinho será homenageado com o Título de Benemérito do Estado do Rio de Janeiro, concedido a personalidades que contribuem para o desenvolvimento econômico, científico, artístico, cultural ou desportivo do Estado. É o que determina o Projeto de Resolução 800/24, da deputada Dani Monteiro (PSol), que a Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) aprovou, em discussão única, nesta quarta-feira (21/08). A medida será promulgada pelo presidente do Parlamento Fluminense, deputado Rodrigo Bacellar (União), e publicada no Diário Oficial do Legislativo nos próximos dias.
Renomado sambista carioca, Zeca Pagodinho iniciou sua carreira nas rodas de samba do Rio e se tornou um ícone da música popular brasileira, mantendo sempre uma forte ligação com suas raízes. Além de sua trajetória musical, ele investiu em bares no Rio de Janeiro, promovendo a cultura local e gerando empregos.
Zeca também fundou um instituto em Xerém, Duque de Caxias, que oferece cursos gratuitos em diversas áreas para crianças e adolescentes, contribuindo para o desenvolvimento social e cultural da região.
“Além de sua contribuição inestimável para a música brasileira, Zeca Pagodinho também se destaca como alguém comprometido com o desenvolvimento e a promoção de sua terra natal, deixando um legado duradouro para as futuras gerações”, concluiu Dani Monteiro, que abriu coautoria para todos os deputados presentes no plenário.
Prêmio Marielle Franco para o rapper BK
Ainda foi aprovado o Projeto de Resolução 801/24, da mesma deputada, que concede o Prêmio Marielle Franco ao rapper BK. O prêmio é destinado a reconhecer o trabalho de pessoas em defesa dos Direitos Humanos. BK é referência na cena nacional do Hip Hop, sendo conhecido por suas obras que abordam questões sociais e a luta do movimento e juventude negra.