Aciacan apoia projeto de piscicultura para proprietários rurais em Cantagalo

A ACIACAN agendou recentemente uma visita a Fazenda Roda D´Água
A ACIACAN agendou recentemente uma visita a Fazenda Roda D´Água

Desde o início da gestão da atual diretoria da Associação Comercial, Industrial e Agropecuária de Cantagalo, existe o projeto ACIACAN RURAL voltado para o fortalecimento da agricultura e da piscicultura no município de Cantagalo, dado o grande número de produtores rurais e ao anseio destes pelo melhor aproveitamos de suas propriedades através de investimento em novas oportunidades.

A Associação Comercial de Cantagalo acredita que é através de bons exemplos, mostrando a realidade do que já vem dando resultados positivos que se poderá criar novas perspectivas no setor rural. Diante disso, agendou recentemente uma visita a Fazenda Roda D´Água na cidade de Macuco, onde está iniciando um projeto de piscicultura com parceria da empresa Rio Fish.

Cordialmente recebidos pelo proprietário da Fazenda, Cleonir Queiroz, estiveram presentes os diretores da ACIACAN, alguns produtores rurais e ainda o secretário de Fazenda de Cantagalo Jorge Braz que reuniram-se com o diretor da empresa Sr. Asuer Júnior e demais membros da Rio Fish para saber maiores detalhes do projeto.

"Hoje o Brasil é o quinto produtor de tilápia do mundo"
“Hoje o Brasil é o quinto produtor de tilápia do mundo”

Otacílio de Lima Araújo, que foi ministro substituto no Ministério da Pesca e Aquicultura do Estado, Diretor de Monitoramento e Controle e Secretário Executivo – MPA, fez uma explanação sobre o projeto informando que este faz parte de um distrito industrial de aquicultura. Segundo ele, em 2014 o Ministério manifestou essa intenção, copiando o modelo do Chile, mas nenhum país conseguiu implementar para o pequeno produtor. Esse distrito previa unidades produtoras, a entrega da ração, dos alevinos ou o juvenil, uma unidade de beneficiamento e a logística de transporte e armazenamento, mas isso não aconteceu na ocasião. “Hoje o Brasil é o quinto produtor de tilápia do mundo e o ingresso do pequeno produtor fará com que ele tenha recurso e esse sistema de integração de aquicultura possa alavancar e gerar renda para esse pequeno e médio produtor”, enfatizou Otacílio.

O interesse pelo projeto tem surpreendido diante do número de produtores que tem entrado em contato para saber maiores informações e ainda daqueles que já aderiram.

Através da parceria da ACIACAN com a Rio Fish foi possível uma melhora expressiva no preço final dos tanques para o produtor.

O diretor Asuer Júnior ressalta que a meta da Rio Fish é de que até o mês de março de 2021 hajam 50 tanques em Cantagalo. O compromisso firmado pela empresa é de que através do sucesso desse projeto, Cantagalo possa se tornar referência em piscicultura na região, atraindo cada vez mais produtores para esse investimento e fortalecendo a economia do setor.

O presidente da ACIACAN Jorge Luiz Nóbrega Richa (Coquinha) e o diretor Rogério Daflon vem conversando com a empresa responsável pelo projeto no intuito de dirimir dúvidas e estabelecer um diálogo no sentido de tentar adequar alguns pontos a realidade dos produtores e farão, neste final de semana, uma visita a sede da Rio Fish na cidade de Niterói e ao seu frigorífico para conhecer de perto o funcionamento da empresa.

Será agendada uma nova reunião com mais interessados e a expectativa é de um cenário muito promissor para piscicultura na região, levando em consideração a rentabilidade do empreendimento.

Ver anterior

Cantagalo tem mais duas ambulâncias para atendimento do Samu

Ver próximo

Novo Plano de ações da Bacia do Rio Paraíba do Sul

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Populares

error: Conteúdo protegido !!