Cambucá, árvore da Mata Atlântica, é símbolo do município de Cantagalo

Cambucá, árvore da Mata Atlântica, é símbolo do município de Cantagalo

Considerada uma árvore rara da Mata Atlântica, o Cambucá (Plinia edulis) é símbolo do município de Cantagalo. O título foi dado em 2003, através da lei Municipal nº 605, com o objetivo de preservar a espécie.

Na cidade, ecologistas estão há anos investindo na produção de mudas de Cambucás para garantir a prosperidade da árvore na região. O trabalho é feito pela Sociedade Ecológica Cantagalense (Secan) e o Instituto Estadual de Florestas (IEF), que em parceria, produzem novas mudas no Horto Florestal. No município, também existe a Reserva Biológica Municipal dos Cambucás, que busca garantir a preservação da espécie. O local é restrito a visitas, exceto aquelas com objetivo educacional.

 

Cambucá, árvore da Mata Atlântica, é símbolo do município de Cantagalo

 

O Cambucá

Apesar de ser de grande porte e possuir frutos saborosos, o Cambucá é desconhecido da maioria dos brasileiros, aparecendo na lista das espécies em extinção. A árvore é nativa da Mata Atlântica, e por isso é de origem brasileira, podendo ser encontrada desde o Rio de Janeiro até o estado de Santa Catarina, no Sul do país.

Da mesma família da jabuticabeira, o cambucazeiro tem um fruto amarelado, quando maduro, medindo entre 2,5 e 4 cm de diâmetro. Além de produzir um fruto comestível, o Cambucás também conta com propriedades alimentícias, fazendo parte da flora medicinal brasileira. Suas folhas, por exemplo, são usadas no tratamento de bronquites, e no combate à tosse.

A altura do Cambucá também surpreende. Na natureza, a árvore pode chegar a até 10 metros, embora o seu crescimento seja lento, atingindo apenas 1 metro e meio nos primeiros anos de vida.

 

 

Fotos: Gustavo Giacon

Ver anterior

Ministério da Saúde vai retomar 448 obras paradas no Rio de Janeiro

Ver próximo

Assistência Social de Cantagalo proporcionou um passeio com alunos na Fazenda Gamela

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Populares

error: Conteúdo protegido !!