No dia 24 de abril, o município de Cantagalo celebrou um marco histórico com a realização da solenidade comemorativa dos 150 anos da Santa Casa de Caridade de Cantagalo, atualmente conhecida como Hospital de Cantagalo.
Fundada há um século e meio pela Loja Maçônica Confraternidade Beneficente de Cantagalo, a instituição tornou-se um verdadeiro pilar da saúde pública na região, acolhendo gerações e construindo uma trajetória de cuidado, dedicação e compromisso com a vida.
O evento reuniu diversas autoridades e convidados ilustres, entre eles a prefeita Emanuela Teixeira, o vice-prefeito e médico Júlio Carvalho, o provedor do hospital, Nirley de Mello Ferreira, o diretor administrativo Alan Barros, o responsável pelo laboratório Esdras Gil, também representante da maçonaria fundadora, e o responsável pelo CTI, José Neto.
Também prestigiaram a cerimônia o secretário municipal de Saúde, Márcio Barbas; o presidente da Câmara de Vereadores, Ocimar Merim Ladeira (Pulunga); o vereador proponente da homenagem, Bernardo Goulart, além dos vereadores Aline Bernal, Júnior do Me Leva, Lucas Curty, Matheus Arruda, Nelson Timotheo, Ozéas Pereira, Túlio Marques e Victor Hugo.
A solenidade contou ainda com a participação do deputado federal Áureo Ribeiro; do deputado estadual Bruno Boareto; do assessor parlamentar Bruno Guimarães, representando a deputada federal Chris Tonietto; e do Capitão Ramos, comandante da 3ª Companhia da Polícia Militar, reforçando a integração entre as instituições em prol da comunidade.
No encerramento da solenidade, houve a deflagração da placa comemorativa dos 150 anos da Santa Casa de Caridade de Cantagalo.
Logo após, todos os presentes foram convidados a se dirigirem ao Centro Cultural Professora Amélia Thomaz, onde foi exibido o vídeo comemorativo dos 150 anos da Casa de Caridade de Cantagalo, emocionando o público e resgatando memórias marcantes da instituição.
Como parte do encerramento das comemorações pelos 150 anos da Santa Casa de Caridade, a Casa de Euclides da Cunha recebeu uma homenagem especial dentro do projeto Euclides em Foco. A programação contou com apresentações musicais, exposições históricas e a gravação de um podcast temático, que resgatou memórias e relatos marcantes da instituição.