Cantagalo, no Paraná, comemora 43 anos neste dia 12 de maio

O município de Cantagalo, no estado do Paraná, foi emancipado em 12 de maio de 1982. Este ano, Cantagalo celebra seu 43º aniversário. Entre os destaques das comemorações está o retorno do Femusca, o tradicional Festival de Música, que sempre atraiu participantes e público de diversas cidades do Paraná.

O vice-prefeito Ponciano Abreu destacou o resgate do Femusca como parte importante da celebração:“Quando falamos do Femusca, falamos de inclusão cultural e social, da diversidade de raças, credos, religiões e condições financeiras. Em 1988, por exemplo, o hoje renomado comunicador Ratinho foi o apresentador do evento”, relembrou.

A programação de aniversário teve início no dia 8 de maio, com a abertura oficial do Femusca, encerrando com a grande final e a entrega da premiação. Os calouros disputaram mais de R$ 36 mil em prêmios no festival no Ginásio de Esportes Barbosão.

Outras atividades foram realizadas como a 1ª Corrida de Rua Antônio Kovaleski, em homenagem a um dos primeiros atletas do município, que já praticava atletismo nos anos 1980. A 3º Trilhão Gallo’s 4×4 Off Road, o 1º Enduro de MTB – Circuito de Cantagalo. Show de música sertaneja raiz com a dupla Marcos Paulo & Marcelo.

Hoje, segunda-feira, haverá ainda Missa na Catedral, ato cívico em frente à Prefeitura, e culto de ação de graças em praça pública.

A origem do nome Cantagalo

O nome do município de Cantagalo, no Paraná, tem origem na história da região, que era um ponto de parada para tropeiros que conduziam gado para Ponta Grossa. No início do século XX, a região do atual município de Cantagalo era um local onde tropeiros que levavam gado para Ponta Grossa paravam para descansar e repor forças.
Os tropeiros, além de conduzir o gado, também cantavam, especialmente ao amanhecer, o que contribuiu para a criação do nome “Canta Galo”. A presença de galos na região, que cantavam ao amanhecer, também pode ter contribuído para a origem do nome, segundo algumas versões.

O nome, que significa “canta galo”, surgiu devido ao hábito dos tropeiros de cantar, principalmente ao amanhecer, e também por conta da presença de galos no local. Note-se que o nome Cantagalo aparece com grafia diferente em algumas citações, isto porque, quando ainda era distrito do município de Guarapuava, se escrevia Canta Galo separadamente. Após a emancipação, em 12 de maio de 1982, passou a se escrever Cantagalo.

Ver anterior

Bombeiros já resgataram mais de 5.000 animais em diferentes situações de risco em todo o Estado do Rio, este ano

Ver próximo

Corpo de Bombeiros RJ resgatam cabritos presos no alto da serra de Aperibé

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Populares

error: Conteúdo protegido !!