Deputado Federal Luiz Antônio apresenta PL para reconhecimento da profissão de Guarda-Parque

O deputado federal Luiz Antônio (PL-RJ) apresentou o Projeto de Lei (PL) 4708/2019, que dispõe sobre a profissão de guarda-parque. De acordo com o texto, o presente PL é uma demanda da categoria profissional. “Julgamos oportuno propor novo projeto, mais sucinto, que reconhece a importância desses profissionais, define suas atribuições e estabelece sua jornada”, afirmou o parlamentar.

O Projeto de Lei 4708 de 2019 define que esse profissional é essencial para a implementação de políticas públicas ambientais, que são constantemente ameaçadas, auxiliando na fiscalização preventiva e na educação ambiental. “O Guarda-parque é quem protege o meio ambiente, é capacitado e treinado para prevenir crimes ambientais, orientar e educar o público a respeito de ações ambientais, além de proteger e manejar os recursos naturais”, enumera Luiz Antônio.

Caso a iniciativa seja aprovada, esse será um grande passo para a regulamentação da função de Guarda-Parque sendo regida por uma legislação própria. Esse era um antigo pleito da categoria, que foi abraçado nessa legislatura pelo deputado Luiz Antônio.

O PL também estabelece que o exercício da profissão de Guarda-parque é autorizado ao portador de diploma de nível médio, com habilitação em curso técnico específico com, no mínimo, 200 (duzentas) horas de aulas práticas e teóricas. Além disso, define que a jornada de trabalho é de 40 (quarenta) horas semanais.

O deputado federal afirmou que em uma época que falamos tanto sobre queimadas, o tema é de extrema importância. “Precisamos valorizar mais o importante trabalho de quem defende nosso patrimônio natural e promove a educação ambiental”, concluiu o deputado federal.

O Centro-Norte é uma região do Estado que conta com grande número de belezas naturais, entre as Unidades de Conservação estão o Parque Estadual do Desengano (Santa Maria Madalena, São Fidélis e Campos dos Goytacazes), Parque Estadual dos Três Picos (Teresópolis, Guapimirim, Nova Friburgo, Cachoeiras de Macacu e Silva Jardim), Área de Proteção Ambiental de Macaé de Cima (Nova Friburgo), Floresta Estadual José Zago (Trajano de Moraes), além de unidades municipais

Ver anterior

Macuco realiza Exposição Agropecuária

Ver próximo

LafargeHolcim realiza 7º Comitê com a Comunidade em Cantagalo

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Populares

error: Conteúdo protegido !!