Diocese de Nova Friburgo se prepara para o V Dia Mundial dos Pobres

No próximo domingo, 14 de novembro, a Igreja celebra a quinta edição do Dia Mundial dos Pobres, iniciativa fortemente desejada pelo Sumo Pontífice, o Papa Francisco, exortando à Igreja a “sair” para encontrar a pobreza nas várias formas em que ela se manifesta no mundo moderno e estender a mão aos mais necessitados. Nesta data, às 10h30, o Bispo da Diocese de Nova Friburgo, Dom Luiz Antônio Lopes Ricci, presidirá a Santa Missa na Casa dos Pobres São Vicente de Paulo, em Nova Friburgo.

V Jornada Mundial dos Pobres
V Jornada Mundial dos Pobres (clique para ampliar)

Para esta edição foi escolhido o tema “Sempre tereis pobres entre vós” (Mc 14,7), divulgado na Mensagem do Santo Padre para a ocasião. Realizada desde 2017, a celebração foi estabelecida pelo Papa Francisco em sua Carta Apostólica Misericordia et Misera, publicada em 20 de novembro de 2016, na conclusão do Jubileu Extraordinário da Misericórdia. A data, que sempre antecede a Festa de Cristo Rei, acontecendo no penúltimo domingo do ano litúrgico, é um convite a nos assemelharmos ao Cristo que se fez pobre e amá-lo, amando também aqueles que estão à margem da sociedade.

No Brasil, é celebrada a V Jornada Mundial dos Pobres, para a qual adotou-se o tema: “Sentes compaixão?”, um convite a não ter indiferença frente ao sofrimento das pessoas em situação de vulnerabilidade e à crescente pobreza socioeconômica que assola milhões de cidadãos. No país, a Jornada Mundial dos Pobres está sendo marcada por uma série de ações que englobam gestos concretos, atividades on-line, entre outras iniciativas.

A Diocese de Nova Friburgo, incentivando as comunidades a também vivenciarem este tempo, publicou, em 21 de outubro de 2021, sua Mensagem para a V Jornada Mundial dos Pobres, que encaminhamos abaixo.

MENSAGEM PARA A V JORNADA MUNDIAL DOS POBRES
DIOCESE DE NOVA FRIBURGO

Irmãos e irmãs!

Estamos próximos a celebrar a Jornada Mundial dos Pobres na sua quinta edição, depois de lançada pelo Papa Francisco em 19 de novembro de 2017. O tema deste ano – Sentes compaixão? – é uma pergunta que nos propõe um olhar para nós mesmos a fim de responder se de fato temos um coração compassivo ou não. Isto é, se somos sensíveis diante dos sofrimentos e dores de nossos irmãos e irmãs. Compaixão é a virtude de compartilhar o sofrimento do outro, ou seja, sofrer com outro solidariamente.

Dom Luiz Antonio Lopes Ricci
Dom Luiz Antonio Lopes Ricci

A inspiração bíblica da V Jornada Mundial dos Pobres deste ano, encontra-se em Mc 14, 7: “Sempre tereis pobres entre vós”. Na mensagem para a Jornada, o Papa Francisco nos ensina que “as palavras (de Jesus) pretendem (…) indicar que a sua presença no meio de nós é constante, mas não deve induzir àquela habituação que se torna indiferença, mas empenhar numa partilha de vida que não prevê delegação” (n. 3).

Em várias oportunidades, temos lembrado que a opção da Igreja pelos pobres, não é uma iniciativa com critérios ideológicos, mas é a opção do próprio Jesus.

Ele mesmo se fez pobre, conforme nos recorda o Papa Francisco: “Ele é o primeiro pobre, o mais pobre entre os pobres, porque os representa a todos” (n. 1). Insistimos também na distinção entre pobreza evangélica e pobreza social. Somos chamados à pobreza evangélica no testemunho de uma vida simples e despojada na solidariedade e identificação com os mais pobres, como fez Jesus. Por outro lado, somos impelidos pela força do Evangelho da Vida a lutar contra a pobreza social que humilha e afeta diretamente a dignidade de milhões de nossos irmãos e irmãs.

Por fim, encorajamos a todos e todas para celebrarmos, no dia 14 de novembro deste ano, a V Jornada Mundial dos Pobres no espírito de comunhão eclesial como um gesto de conversão à fraternidade universal – “Fratelli Tutti” – que deve perpassar toda a nossa vida e missão evangelizadora de batizados e batizadas.

Seja Nossa Senhora, a Virgem dos Pobres, nossa intercessora e companheira nesta nossa jornada em defesa e promoção da vida! Assim seja!

Em Jesus de Nazaré e na esperança do Reino da Vida,

Ivânia Ribeiro – Coordenadora Diocesana das Pastorais Sociais
Pe. Mauro Nunes – Assessor Diocesano das Pastorais Sociais
D. Luiz Antonio Lopes Ricci – Bispo Diocesano de Nova Friburgo

Ver anterior

Duas Barras deverá ter recursos para investir no esporte

Ver próximo

Apresentador da Globo se transforma em chef na nova temporada de programa de gastronomia

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Populares

error: Conteúdo protegido !!