Dos 92 municípios do Estado do Rio, 72 não têm nenhuma sala de cinema

Sala de Cinema

No dia 21 de novembro, Maricá recebeu o projeto de sessões de cinema gratuitas na cidade de Maricá, no Rio de Janeiro. Atuando com recursos da Lei Paulo Gustavo, o Cinema Presente Na Praça é um ponto de cultura direcionado às famílias, com o objetivo de democratizar o acesso ao cinema com projeções gratuitas em várias cidades do estado do Rio de Janeiro.

Com uma população de mais de 197 mil habitantes, Maricá conta com apenas um cinema municipal, o que gera uma carência de salas com maior capacidade para atender o público que deseja assistir a filmes.

Produzido pela FG3 Entretenimento com curadoria da Flores&Filmes, o Ponto de Cultura Cinema Presente promove o acesso gratuito à cultura cinematográfica em comunidades locais, a céu aberto nas praças das cidades, com sessões de cinema em espaços públicos, acompanhadas de atividades educativas e debates.

Felipe Flores, idealizador e curador do Ponto de Cultura Cinema Presente, afirma:

O cinema dos anos 2000 ficou concentrado nos grandes centros urbanos e dentro de shoppings em multisalas de grandes grupos corporativos. Os antigos distribuidores de cinema de rua acabaram dando lugar a lançamentos multinacionais”.

Os filmes, exibidos em alta tecnologia em um grande telão de LED de alta definição (6 m x 3 m) e sistema de som de cinema, são nacionais. Buscando fortalecer os laços comunitários e promover a inclusão social e valorizar espaços emblemáticos da região, o Cinema Presente cria uma experiência imersiva que envolve o público, enriquecendo a vida cultural das comunidades atendidas pelas sessões com democratização e a valorização do cinema brasileiro.

Além das sessões gratuitas, o projeto desenvolve e articula atividades culturais, como uma oficina audiovisual. A FG3 Entretenimento tem o reconhecimento de PONTO DE CULTURA pelo Ministério da Cultura (por meio da Secretaria de Cidadania e Diversidade Cultural) pelos critérios estabelecidos na Lei Cultura Viva (13.018/2014), promovendo os direitos, a cidadania e a diversidade cultural no Brasil.

Oficina Audiovisual

Nesta edição do Cinema Presente, antes de iniciar as sessões de filmes, alunos de escolas públicas poderão criar suas próprias obras audiovisuais, que serão apresentadas em um telão. Vinte alunos da rede pública terão uma hora de aula teórica e uma hora e meia de aula prática.

Ver anterior

Cresol apresenta novidades aos produtores rurais com dia de campo realizado em Nova Friburgo

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Populares

error: Conteúdo protegido !!