A Águas do Rio concluiu a obra de 30 metros de rede de coleta de esgoto na Rua Nacib Simão, no bairro Parada Santo Expedito, em Cordeiro, que vai coletar 270 mil litros de dejetos produzidos mensalmente por moradores de um prédio com 18 apartamentos. Com a nova tubulação, o esgoto, que antes era captado através da galeria de água pluvial, agora é coletado e transportado diretamente para a estação de tratamento de esgoto (ETE) do município.
Atualmente, segundo o Sistema Nacional de Informações Sobre Saneamento (SNIS), 41,4% da população de Cordeiro é atendida com o serviço de esgotamento sanitário, mas a meta é mais do que duplicar o percentual de cobertura da prestação do serviço. “Um dos grandes vilões do meio ambiente nos centros urbanos é o lançamento de esgoto na natureza. Por isso, a nossa meta é concluir a universalização do esgoto em 12 anos, com 90% da população com acesso ao sistema de coleta e tratamento de esgoto” – afirmou o diretor superintendente da Águas do Rio, Pedro Freitas.
Melhorias no sistema de abastecimento
Ao passo que as obras de esgoto avançam, as intervenções no sistema de abastecimento seguem no mesmo ritmo para reforçar o fornecimento de água tratada para a população cordeirense.
Para isso, a concessionária revitalizou as estações de bombeamento dos bairros Panair e Sena Campo e instalou 5 dispositivos que aferem a vazão nas tubulações de água. Além disso, a empresa acaba de trocar a bomba do poço de água localizado no bairro Rodolfo por um equipamento mais novo. Em até 5 anos, a empresa vai investir 9,618 milhões de reais na rede de abastecimento da cidade.
Fotos: Ascom Águas do Rio