Stone, empresa de tecnologia financeira, está com inscrições abertas para Programa de Estágio
Um encontro recheado de sabores e histórias tem despertado o interesse de estudantes da rede estadual do Rio de Janeiro pela literatura. A iniciativa, batizada de “Lanche Literário”, vem fazendo sucesso entre alunos e professores do Colégio Estadual Professor Aurélio Duarte, localizado no município do Carmo.
O evento vem trazendo muito conhecimento e entretenimento aos estudantes, que puderam se apropriar de lições importantes relacionadas aos livros e à cultura nacional. Nesta ação, os alunos também puderam produzir materiais diversos.
— O projeto ‘Lanche Literário’ teve como objetivo incentivar a leitura crítica e o hábito de reflexão por meio de encontros que unem literatura e convivência. Um momento enriquecedor de troca de ideias, valorização da leitura e formação intelectual, ampliando o repertório cultural, o vocabulário, e desenvolvendo o hábito pela leitura — explicou Fabiana Barbi, professora de Língua Portuguesa da escola desde 2014.
Após as atividades acadêmicas, foi servido o lanche, proporcionando um momento agradável de aprendizado, convívio e celebração ao redor da leitura. Cada estudante lia um livro para os seus colegas, que ficavam encarregados da compreensão e da anotação da história, proporcionando uma discussão sobre o material analisado.
— Descobri o prazer pela leitura com esta ação — afirmou Giovanna Vilela, de 15 anos, aluna da turma 1001.
No início do ano, os livros são escolhidos com orientação dos professores, e atividades extras são realizadas, como ficha literária e reprodução de trechos das obras lidas. No grande dia, os alunos levam os livros lidos, compartilham leituras e os lanches especiais.
— No evento, nossos alunos saborearam deliciosos lanches enquanto mergulhavam no mundo da leitura. Nossa escola se encheu de sabores e histórias. Um encontro especial entre o gosto de ler e o gosto de comer — comentou a professora Fabiana.
Experiências como esta, realizada na unidade serrana, contribuem para a formação de novos conceitos no ensino, além de estimular a pesquisa e a colaboração entre os estudantes, no intuito de resgatar leitores e todos os benefícios trazidos pela leitura.
— Essa é uma oportunidade para promover mudanças significativas e proporcionar uma aprendizagem mais consolidada para todas as crianças e jovens. Quem lê bem escreve bem. Um dos grandes segredos do Enem é a redação, e uma boa pontuação nesta etapa abre muitas portas. A escola é o portal da transformação, e que nossos estudantes possam, por meio da leitura, buscar seus projetos de vida — pontuou a secretária de Estado de Educação, Roberta Barreto.
O ‘Lanche Literário’ foi feito para estimular a imaginação e o trabalho em equipe dos alunos, por meio de rodas de leitura e contação de histórias. Toda a comunidade escolar foi incluída nesta ação.
— A aula em forma de lanche literário ficou mais atrativa — concluiu Maria Fernanda Gismonti, de 15 anos, estudante da turma CN1001.