Superthal e Caravana da Coca-Cola fazem noite mágica em Bom Jardim
Proporcionar aconchego e segurança às pessoas no espectro autista foi a ideia de alunos da Firjan SENAI Espaço da Moda, em Nova Friburgo, que desenvolveram um casaco puffer. A textura do tecido da peça denominada de “Reception” é cuidadosamente escolhida para ser agradável ao toque, proporcionando uma sensação de tranquilidade e bem-estar. Uma das características mais notáveis desse casaco é a presença de luzes LED discretas nos punhos, que mudam de cor para sinalizar os níveis de ruído do ambiente. Além disso, o capuz do casaco é equipado com tecnologia de abafamento de som.
De acordo com Raquel Narcizo, 20 anos, aluna do curso técnico em Vestuário, mais de 70 milhões de pessoas espalhadas pelo mundo têm o espectro do autismo e não existia uma roupa idealizada para elas, com conforto e acessibilidade, que pudesse ajudá-las em um momento de crise. “Então, pensamos em uma roupa que alcançasse os três níveis de autismo. A peça oferece sensibilidade tática, sensorial e auditiva. O capuz, por exemplo, converte as ondas sonoras e o ruído, abafando o som em um local agitado e evitando o estresse”, explicou.
Essa e outras 17 peças fazem parte do Projeto Integrador Novos Talentos 2024 e foram apresentadas na maior feira de moda íntima, praia e fitness do Brasil, realizada de 25 a 27/06, no Country Club de Nova Friburgo. A coleção completa, idealizada e produzida por alunos da Firjan SENAI Espaço da Moda, levou para as passarelas da Fevest Trend 2024 couro de kombucha, tecidos impressos com filamentos sustentáveis na impressora 3D, sensores com funções preventivas para a saúde e bem-estar, tecidos inteligentes, moda digital com Design 3D e materiais reciclados cortados na máquina de corte a laser criando formas estruturadas e sofisticadas. O evento é uma realização do Sindicato da Indústria do Vestuário de Nova Friburgo e Região (Sindivest), em parceria com a Firjan.
“O desafio do projeto foi a criação de peças inovadoras utilizando tecnologia embarcada, wearables e biomateriais, que retratam uma ‘Moda do Futuro’, cada vez mais presente no nosso cotidiano. A integração de moda e tecnologia está moldando o futuro da indústria, tornando-a cada vez mais sustentável e personalizada. Os nossos alunos estão sendo preparados para essa nova era da moda”, ressaltou Milena Cariello, coordenadora de educação profissional da Firjan SENAI Espaço da Moda.
Outras peças também brilharam para o público de empresários e profissionais do setor. A “Biotech” agrega inovação e sustentabilidade, com aplicação da biotecnologia na moda, a partir da kombucha, transformada em um tecido sustentável e ecológico. Essa película é composta principalmente de celulose, um polímero orgânico que pode ser manipulado para criar um material similar ao couro. Tecido que possui um visual único e com uma textura que pode variar de suave a ligeiramente rugosa.
Outra peça em destaque para bem-estar e conforto na hora da prática de esportes é a “Skin”, seu tecido com tecnologia avançada, ameniza os sintomas da dermatite atópica e visa transformar a vida de muitas pessoas. A utilização de tecido com tecnologia de microencapsulação que libera gradualmente ingredientes calmantes, como aloe vera e também proteção UV, e ação antibacteriana, garantindo que o atrito do tecido a pele não cause maiores desconfortos durante seu uso.