Obras avançam em Cordeiro e Sistema Pare e Siga continua na RJ 116
A preservação vibrante da rica cultura brasileira ecoou pelas ruas de Macuco durante o último final de semana de janeiro, dias 27 e 28, sábado e domingo, marcando o grandioso 51º Festival de Folias de Reis. Graças à gestão macuquense, o evento se transformou num verdadeiro espetáculo de devoção, tradição e harmonia, envolvendo a comunidade local e milhares de visitantes em um turbilhão de cores e ritmos folclóricos.
Desde a Missa Solene – celebrada pelo bispo da Diocese de Nova Friburgo, Dom Luiz Antônio Ricci, e pelo padre da Paróquia de São João Batista, Fernando Pacheco – até as vibrantes apresentações das agremiações folclóricas, o centro de Macuco tornou-se o epicentro da celebração folclórico-cultural. Famílias inteiras se uniram num cenário de paz e alegria, enaltecendo a iniciativa assinada pela Secretaria de Esporte, Lazer, Turismo e Cultura e orquestrada com maestria pelo Departamento de Cultura.
As Folias de Reis, com suas vestimentas tradicionais e impecáveis, bandeiras coloridas, batidas contagiantes e a irresistível irreverência dos palhaços trovadores, ocuparam o espaço com simplicidade e qualidade. A tradição, habilmente preservada pela competente equipe do Departamento de Cultura e apoio do Departamento de Turismo, liderados pelas proativas diretoras Micaelle Mattos e Deginar Boquimpani, ressoou em cada nota musical e expressão artística, incluindo a montagem artesanal do presépio.
Durante todo o festival, que no ano passado completou o seu cinquentenário, a prefeita Michelle Bianchini e o secretário de Governo João Vitor Pontes não deixaram dúvidas de que foram contagiados pelas apresentações, elogiando os organizadores, enaltecendo o nível das agremiações e exaltando o convidado ilustre, bispo Dom Luiz Antônio Ricci, que pelo segundo ano consecutivo se faz presente e, por sua vez, também fez questão de abençoar e elogiar os festejos, declarando o evento como ‘belíssimo’.
Ao todo, 41 folias reiseiras se apresentaram com maestria, representando diversas localidades, entoando cânticos de louvor ao Menino Jesus e aos Santos Reis, tornando este festival ainda mais inesquecível. As mensagens deixadas por esses grupos ecoaram até a madrugada de segunda-feira, encerrando um evento que reforça o compromisso de Macuco com suas tradições e raízes culturais, o que se confirma pelo público excelente, estimado entre quatro e cinco mil expectadores, segundo as autoridades competentes.
Além de agremiações de Macuco, participaram folias de Sapucaia, Pádua, Valão do Barro, Itaocara, Duas Barras, Cordeiro, São Sebastião do Alto, Itaboraí, Cantagalo, Bom Jardim, Nova Friburgo, Cardoso Moreira, Manoel de Moraes, Campo Grande, Cambuci, Santa Maria Madalena, Miracema, Carmo, São Fidélis, Itaperuna, Euclidelândia, Laje do Muriaé e Aperibé.
Fotos: Rodrigo Cuco / Wesley Marques