Firjan aponta queda da atividade industrial no Centro-Norte

Produção e volume de empregos recuaram no segundo trimestre do ano

As indústrias do Centro-Norte Fluminense registraram nova redução do nível de atividade no segundo trimestre deste ano. De acordo com a Sondagem Econômica Regional, divulgada  em 30 de julho, pelo Sistema Firjan (Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro), tanto o ‘Volume de Produção’ quanto o ‘Volume de Empregos’ recuaram, fechando em 40,8 e 43,8 pontos, respectivamente. Os dois indicadores ficaram ainda mais baixos do que no primeiro trimestre do ano.

O indicador ‘Estoques’ cresceu e fechou o trimestre acima do planejado. A pesquisa da Firjan varia de zero a 100. Os valores abaixo de 50 pontos indicam piora ou redução; e acima de 50 representam melhora ou aumento. A pesquisa destaca, ainda, que a falta de demanda foi apontada pelos entrevistados como o principal entrave ao desenvolvimento produtivo no trimestre.

Os indicadores financeiros na região também recuaram em relação ao observado no primeiro trimestre, reforçando a insatisfação industrial na região. A ‘Situação Financeira’ caiu em relação ao trimestre anterior, recebendo a pior avaliação da série histórica: 35,5 pontos. Compondo o quadro, o ‘Acesso ao Crédito’ foi considerado difícil, enquanto o indicador da ‘Margem de Lucro’ ficou abaixo da média histórica.

A expectativa de ‘Demanda por Produtos’, apesar de ainda apontar crescimento nos próximos seis meses, vem perdendo força. Já a expectativa para o ‘Número de Empregados’ recuou em relação ao primeiro trimestre do ano, passando a indicar redução do número de funcionários no segundo semestre.

De acordo com os empresários, as ‘Exportações’ crescerão marginalmente. E, diante dessas perspectivas moderadas para a atividade no curto prazo, projetam pequena redução na ‘Compra de Matéria-Prima’ nos próximos seis meses.

Participaram da Sondagem Econômica empresas dos 14 municípios atendidos pela Representação Regional Firjan/Cirj (Centro Industrial do Rio de Janeiro) em Nova Friburgo: Bom Jardim, Cachoeiras de Macacu, Cantagalo, Carmo, Cordeiro, Duas Barras, Macuco, Nova Friburgo, Santa Maria Madalena, São Sebastião do Alto, Sumidouro, Teresópolis e Trajano de Moraes.

Ver anterior

Prefeitura e instituições discutem violência no trânsito

Ver próximo

Nova Friburgo é a cidade mais fria do Brasil

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Populares

error: Conteúdo protegido !!