Friburgo vai comemorar o bicentenário da colonização alemã

Friburgo vai comemorar o bicentenário da colonização alemã

O jornalista e escritor Célio Erthal Rocha, em entrevista recente ao Programa do Pedro Osmar na Rádio Nova Friburgo FM, focalizou o bicentenário da colonização alemã em Nova Friburgo, a ser celebrado em 3 de maio de 2024.

Lembrou Erthal que os primeiros colonos alemães foram trazidos para aquela cidade serrana pelo Major Von Schaffer, a mando de Pedro I, ficando primeiramente alojados no Arsenal de Marinha em Niterói, de onde seguiram por via fluvial para Cachoeiras de Macacu, partindo depois para a colônia de Morro Queimado (Nova Friburgo). Os colonos fizeram a viagem a pé ou em animais, acompanhando carroças que levavam as bagagens, mulheres e crianças; foram auxiliados por escravos na subida da serra, feita através de picadas, pois ainda não havia estradas. Chegados ao destino após longa e penosa jornada, ocuparam as casas abandonadas pelos suíços da primeira leva de imigrantes da região, que haviam se deslocado para regiões mais produtivas, pertencentes ao atual município de Cantagalo. Chegando a Friburgo, os alemães tiveram a assistência do Monsenhor Miranda Malheiros, nomeado inspetor da colônia alemã recém-fundada pelo Imperador.

Disse, ainda, o entrevistado que há uma polêmica a respeito de qual seria a primeira colônia alemã do Brasil, título por muitos atribuído a São Leopoldo (RS), onde os colonos foram instalados em 25 de julho do mesmo ano – por conseguinte, quase três meses depois da ocupação de Nova Friburgo, ocorrida em 3 de maio conforme documentação arquivada na Prefeitura da cidade.

Pedro Erthal Sanglard, em seu livro “As Famílias Erthal-Gradwohl – A Verdadeira Primeira Colônia Alemã no Brasil”, focaliza com precisão a precedência de Nova Friburgo, referenciando documentos e registros oficiais.

A primeira Igreja Luterana no Brasil também foi fundada em Friburgo, em maio de 1824, pelo Pastor Frederico Sauerbronn, integrante da colônia alemã.

Célio Erthal Rocha é descendente do ferreiro alemão João Erthal, que chegou ao Brasil em 29 de setembro de 1826, aos 20 anos de idade, para servir no Exército que estava sendo organizado por D. Pedro I para defesa da nova pátria. O jovem veio para Friburgo em 1829, onde se casou com a colona suíça Catarina Wermelinger, formando numerosa descendência, hoje na 7ª geração.

O jornalista finalizou afirmando esperar que os poderes constituídos, a sociedade civil e a população de Friburgo comemorem condignamente a efeméride, à semelhança da comemoração do bicentenário da fundação de Nova Friburgo pelos suíços.

Fotos: Mânia Alcântara

Ver anterior

“Nosso destino final”, por Amanda de Moraes

Ver próximo

Empresas pagaram R$ 5,5 bi de impostos a mais entre 2018 e 2023, aponta pesquisa

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Populares

error: Conteúdo protegido !!