Jovem friburguense é campeão mundial no World Pro Jiu-Jitsu, em Abu Dhabi
O governador Cláudio Castro autorizou a abertura de um concurso para 585 vagas no Departamento Geral de Ações Socioeducativas (Degase). As vagas serão destinadas para recompor o efetivo do órgão e garantir estrutura de pessoal para as sete novas unidades do Degase, que serão entregues em 2025. A medida foi publicada no Diário Oficial do dia 25 de julho.
“Este é mais um passo importante para atender a uma necessidade do Degase. Estamos melhorando as condições de trabalho dos servidores e a qualidade do serviço prestado aos jovens em cumprimento de medida socioeducativa. Com esse concurso vamos poder ampliar o atendimento e a ressocialização dos jovens sob a responsabilidade do Estado“, ressaltou o governador.
A criação de novas unidades faz parte do Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), assinado entre o Governo do Estado, Ministério Público e Degase. O documento prioriza a descentralização e a garantia do convívio familiar e comunitário aos adolescentes e jovens adultos em cumprimento de medidas socioeducativas, prevendo a ampliação e regionalização de vagas para os programas de internação e semiliberdade em todo o estado.
“Com a criação de novas unidades de internação, também serão inaugurados mais três novos Colégios Estaduais, que funcionam dentro dos Centros Socioeducativos do Degase. Essa iniciativa traz mais oportunidade de acesso à educação, consequentemente avançando na escolarização e profissionalização destes jovens“, destacou a secretária de Educação, Roberta Barreto.
Além da abertura do novo concurso, nos próximos dias, o Degase irá convocar o último grupo de 59 aprovados do concurso de 2011.
O diretor-geral do Degase, Victor Poubel, ressaltou a importância do investimento não só no quadro de pessoal do órgão, mas também na estrutura, segurança e qualidade para os servidores e na prestação do serviço socioeducativo.
“Essa conquista reflete nosso compromisso com a reestruturação e fortalecimento do órgão. O recente chamamento dos aprovados no último concurso e a autorização para o novo demonstra a confiança do Governo em expandir nosso quadro de pessoal, o que é fundamental para aprimorar nossos serviços diante da criação de novas unidades do Departamento“, destacou Poubel.
Investimento de R$ 40 milhões
As obras das sete novas unidades serão executadas pela Empresa de Obras Públicas (EMOP), com um investimento de aproximadamente R$ 40 milhões.
Serão três unidades de internação e quatro de semiliberdade, localizadas em diferentes regiões do estado, visando remodelar a estrutura das unidades do Departamento de acordo com os padrões modernizados do Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (SINASE).
Os novos polos serão em São Gonçalo, Bangu, Cabo Frio, Riachuelo e Padre Miguel.