“A arte de transformar comportamentos em resultados parte 5: Missão e o propósito como guia para o sucesso profissional”, por Jalme Pereira

Missão e o propósito como guia para o sucesso profissional

Missão e o propósito como guia para o sucesso profissional

Você já se viu no trabalho, executando tarefas sem realmente entender a razão pela qual está fazendo aquilo que está fazendo?  Pois bem, a falta de clareza sobre a missão e propósito pode ser um problema mais comum do que se imagina. Muitos profissionais, em algum momento de suas carreiras, passam ou já passaram por esse dilema.

Sem uma compreensão clara do motivo pelo qual estão fazendo o que fazem, os profissionais podem se sentir perdidos, desmotivados e não encontrando sentido em suas atividades diárias. Isso pode levar a um desempenho ineficiente, desalinhado, sem foco e, em última instância, à estagnação ou insatisfação na carreira.

A falta de uma orientação clara sobre a missão e o propósito deixa os profissionais à deriva, sem saber como suas contribuições se encaixam no panorama geral.

A solução está em buscar compreender o motivo pelo qual aquela posição existe naquela empresa e porque você está ali, ocupando aquela posição.

Por exemplo, a missão do professor é ensinar/educar (isso é o que ele faz) e ele executa uma quantidade enorme de tarefas para ensinar/educar: ele estuda, ele fala, cria exercícios, faz debates, provas, corrige… O propósito (algo maior ou a contribuição do professor para o mundo) pode ser: “Desenvolver competências para que as pessoas possam enfrentar os desafios da vida e vencer cada um deles”.

Perguntas para uma jornada introspectiva que vão ajudar você a definir sua missão:

1. O que eu faço diariamente e sou bom em fazer? Um engenheiro civil, por exemplo, faz obras, auditorias, levantamento de custos… Mas, no que ele é bom? Para realizar que atividade ele é mais procurado?

2. Como minhas habilidades podem ser úteis para resolver problemas ou atender às necessidades das pessoas?

Após responder estas perguntas, escreva uma declaração inicial que resuma sua razão de existir. : comece indicando uma ação (verbo no infinitivo), : descreva o que você faz ou para quem faz (complemento) e : indique impactos que sua ação vai gerar no desempenho, resultado e as consequências na vida de cada um: simpatia, inovação, eficiência… (desafios).

Perguntas para uma jornada introspectiva que vão ajudar você a definir seu propósito:

1. Qual é o significado mais profundo do que faço e o que me motiva a seguir em frente (além do dinheiro ou do sucesso externo)?

2. Qual a minha contribuição e meu legado para as pessoas ou para o mundo. O que responde à pergunta: “Por que estou aqui?”

Após responder estas perguntas escreva uma declaração que indique o seu propósito. : pode começar com uma ação (verbo no infinitivo), : indicar o significado mais amplo ou profundo no qual você coloca sua mente e seu coração diariamente (valores e paixão) e : indicar o que vai melhorar para as pessoas ou para o mundo após sua contribuição (Por que estou aqui?).

Exemplos do uso da missão e propósito aplicados em algumas carreiras:

1. Auxiliar Administrativo:

    1. Missão: Garantir a eficiência operacional e organização nos processos administrativos da empresa com agilidade e assertividade.
    2. Propósito: Facilitar um ambiente de trabalho sem complicações, permitindo que outras equipes se concentrem em suas tarefas principais.

2. Atendente:

    1. Missão: Proporcionar um atendimento cordial e eficiente, superando as expectativas dos clientes.
    2. Propósito: Criar experiências positivas para os clientes, contribuindo para a satisfação e fidelidade à marca.

3. Gerente de Vendas:

    1. Missão: Liderar a equipe de vendas para atingir e superar as metas estabelecidas.
    2. Propósito: Capacitar os membros da equipe para o crescimento pessoal e profissional, enquanto impulsiona o sucesso global das vendas.

4. Padeiro:

    1. Missão: Produzir produtos de panificação frescos e deliciosos diariamente.
    2. Propósito: Tornar os momentos das pessoas mais agradáveis, contribuindo para uma experiência gastronômica memorável.

 

 

Garanta que seu propósito esteja alinhado à sua missão. Eles devem complementar um ao outro como uma bússola interna que orienta as escolhas, decisões e ações diárias que você faz na vida profissional e pessoal.

Profissionais que alinham suas atividades diárias a um propósito maior frequentemente experimentam maior motivação, satisfação no trabalho e uma sensação profunda de significado e realização para objetivos mais amplos. A carreira é uma jornada com missão e propósito. Essa jornada pessoal não apenas melhora o desempenho profissional, mas também contribui para uma carreira significativa e satisfatória.

 

Jalme Pereira é músico, palestrante, desenhista e trabalha na Universidade Veiga de Almeida (UVA)
Jalme Pereira é músico, palestrante, desenhista e trabalha na Universidade Veiga de Almeida (UVA)

 

Leia mais:

“A arte de transformar comportamentos em resultados: da seleção ao sucesso no trabalho”, por Jalme Pereira

 

“A arte de transformar comportamentos em resultados parte 2: Reconheça e domine as expectativas (suas e dos outros)”, por Jalme Pereira

 

“A arte de transformar comportamentos em resultados parte 3: Navegando nas profundezas do autoconhecimento”, por Jalme Pereira

 

“A arte de transformar comportamentos em resultados parte 4: Dominando seu desempenho profissional”, por Jalme Pereira

Ver anterior

Prefeituras recebem repasse do 2º decêndio de janeiro

Ver próximo

Mais empresas abriram lojas do que fecharam, em Cantagalo, no último ano

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Populares

error: Conteúdo protegido !!