Obras avançam em Cordeiro e Sistema Pare e Siga continua na RJ 116
O governador Cláudio Castro, anunciou em suas redes sociais, na quinta-feira, 21, que decretou ponto facultativo nesta sexta no estado do Rio, em função da previsão de fortes chuvas. Na Região Serrana, as prefeituras de cidades como Trajano de Moraes, Carmo e Nova Friburgo também aderiram a medidas preventivas e suspenderam as aulas nas escolas públicas.
As medidas adotadas pelo governo estadual e as prefeituras acontecem após o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), anunciar grandes volumes de chuvas entre os dias 21 e 23 de março, o que pode chegar a um acumulado de 500 mm. O alerta também considera a vinda de fortes rajadas de vento, raios e risco para transbordamentos de rios, deslizamentos e enchentes.
Na região, as cidades adotaram ações diversas para alertar aos munícipes, a fim de que todos estejam preparados para as fortes chuvas. Muitos municípios reforçaram quais são os serviços que estão disponíveis à população, se necessário. A seguir, acompanhe as ações realizadas em cada cidade:
Cantagalo
Em Cantagalo, o Secretário de Defesa Civil e Trânsito, Tarcísio dos Santos Ferreira, participou de uma entrevista no programa Espaço Aberto, da rádio 94 FM, na noite de quinta-feira, 21. No bate-papo, que também contou com a presença dos secretários de Cordeiro e Macuco, Tarcísio falou sobre o alerta do Cemaden e reforçou o trabalho da Defesa Civil que está pronta para atender a população.
Nas redes sociais, a prefeitura também alertou sobre a chegada da frente fria e reforçou os canais de atendimento que estão disponíveis na cidade, em caso de emergências e ocorrências. Os telefones são 199; (22) 2555-4859; (22) 2555-4806; e (22) 92081-4265 (ligações e WhatsApp).
Carmo
Com o alto potencial de chuva no estado, emitido pelo Cemaden, a prefeitura de Carmo decidiu suspender as aulas nas escolas municipais nesta sexta-feira, 22. O município também recomendou que a mesma ação seja adotada nas demais unidades da cidade.
Nova Friburgo
Diante da previsão de chuvas moderadas a muito forte, as aulas também foram suspensas nas escolas municipais nesta sexta, em Nova Friburgo. De acordo com a prefeitura, a medida foi adotada em função de que várias unidades escolares são Pontos de Apoio. Além disso, a ação garantirá uma melhor fluidez do trânsito.
Na manhã de quinta-feira, o prefeito Johnny Maycon coordenou uma reunião estratégica com seu secretariado para reforçar as orientações de enfrentamento e determinar as medidas de prevenção estabelecidas no Plano Municipal de Contingência de Proteção e Defesa Civil (Plancon). Toda a equipe da Defesa Civil da cidade também já está de prontidão 24h por dia, e os demais setores da Administração Pública estão mobilizados para atuarem, se necessário.
Macuco
A prefeitura de Macuco, publicou, em suas redes sociais, um informativo alertando para a previsão de fortes tempestades para o município. Devido ao alerta, a gestão municipal anunciou os contatos da Defesa Civil e também dos chefes da equipe da Guarda Municipal. Os telefones são:
Coordenador de Defesa Civil: (22) 98127-1183;
Sexta (22/03): Antônio – (22) 981133-1895;
Sábado (23/03): Luiz Carlos – (22) 98121-7364;
Domingo (24/03): Simão – (22) 99714-5909;
e todos os dias: Cardoso – (22) 98123-7145.
Cordeiro
A prefeitura de Cordeiro reforçou as medidas de prevenção, lembrando a população que pode receber alertas da defesa civil, em situações de desastres naturais. Segundo a gestão, cada munícipe pode cadastrar o CEP do município (28540-000) enviando um SMS para o número 40199. Após isso, ele irá receber alertas sobre a previsão de chuvas, ventos e inundações. O contato da Defesa Civil da cidade é: 199 ou (22) 98107-6252.
Duas Barras
Na tarde de quinta-feira, 21, o prefeito de Duas Barras, Fabrício Lima Ayres, coordenou uma reunião estratégica com seu secretariado para reforçar as orientações de enfrentamento e determinar as medidas de prevenção estabelecidas no Plano Municipal de Contingência de Proteção e Defesa Civil. Por questões de logística e prevenção, ficou determinado que as aulas seriam suspensas nas escolas municipais nesta sexta-feira, 22.
Ainda segundo a gestão, todos os veículos de serviços e socorros estão abastecidos para atuarem, caso necessário. A prefeitura também orientou para que a população permaneça atenta aos informes oficiais da Defesa Civil.
Bom Jardim
Em Bom Jardim, o chefe do Executivo pediu para que a população fique atenta às informações divulgadas pela Defesa Civil estadual e municipal. Na cidade, não haverá expediente na prefeitura nesta sexta-feira.
Em comunicado nas redes sociais, a gestão pediu para que a população seja “empática”, diante das informações envolvendo o clima. A prefeitura também garantiu que irá divulgar precisamente os dados a respeito do tempo chuvoso na região. No município, em caso de emergências, os telefones disponíveis são: 193, 199 e (22) 2566-2342 (fixo e WhatsApp).
São Sebastião do Alto
A prefeitura de São Sebastião do Alto suspendeu as aulas nesta sexta-feira, 22, por meio do decreto nº. 2.426/2024. A medida considerou o alerta emitido pelo Cemaden, pelo alto risco de chuva no estado do Rio de Janeiro. A ação também se fez necessária para a Administração Municipal adotar medidas preventivas. A medida ainda irá reduzir a circulação de pessoas e veículos na cidade.
Trajano de Moraes
O prefeito de Trajano de Moraes, Rodrigo Viana, por meio do decreto nº 027/2024, estabeleceu medidas preventivas em resposta imediata à chuva, considerando o alerta emitido pelo Cemaden. Dessa forma, na cidade, as aulas também ficaram suspensas nesta sexta-feira. Segundo a gestão, a medida se fez necessária devido ao fato das escolas serem ponto de apoio.
Itaocara
A Defesa Civil de Itaocara informou que opera em vigilância e acompanha com cautela as previsões do INMET (Instituto Nacional de Meteorologia), o qual também emitiu alerta vermelho de acumulado de chuva para a cidade. Segundo a prefeitura, em caso de emergência, a população pode entrar em contato pelo número: (22) 98141-0895.
Um Comentário
E o concurso marcado para domingo às 15 horas em São Sebastião do Alto? Qual o posicionamento da prefeitura.
Está complicado chegar na cidade.