Nova Friburgo entrega carteiras de identificação da pessoa com transtorno do espectro autista

As primeiras Carteiras de Identificação da Pessoa com o Transtorno do Espectro Autista (TEA) foram entregues na noite do dia 5 de abril, durante sessão solene que marcou a Semana de Conscientização sobre o Autismo, realizada no Plenário da Câmara Municipal de Nova Friburgo.

O evento foi organizado pela Secretaria Municipal de Assistência Social.

A expedição do documento tem base na Lei Federal Romeo Mion (13.977/20) e Lei Municipal (4.933/23).

A carteirinha, que é emitida pela Secretaria Municipal de Assistência Social, visa identificar e garantir os direitos das pessoas com TEA em todos os serviços públicos e privados, sobretudo de assistência social, educação e saúde.

A medida também vai ajudar o município a elaborar políticas públicas para os portadores de Transtorno do Espectro Autista e identificar o número aproximado desse público na cidade e seu perfil em diversos quesitos.

A carteira, que tem validade de cinco anos, poderá ser solicitada pela pessoa com TEA ou representante legal devidamente identificado a partir da próxima segunda-feira, 11, na sede da Secretaria de Assistência Social (Av. Alberto Braune, 224 – 2º andar), onde será criado um requerimento administrativo contendo um relatório médico com o diagnóstico e documentos complementares de identificação.

Confira na imagem abaixo, a relação dos documentos necessários para solicitar a carteirinha do autista e informações de identificação do acompanhante ou responsável legal.

 

Nova Friburgo entrega carteiras de identificação da pessoa com transtorno do espectro autista

Ver anterior

Março tem recorde histórico de aberturas de empresas no Estado do Rio

Ver próximo

Lançada linha de crédito de até R$ 80 mil para taxistas

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Populares

error: Conteúdo protegido !!