Jovem friburguense é campeão mundial no World Pro Jiu-Jitsu, em Abu Dhabi
Representantes da Prefeitura de Nova Friburgo estiveram na Câmara Municipal no dia 20 de junho, para participar da primeira audiência pública sobre o bicentenário da imigração alemã em Nova Friburgo, a ser celebrado em 2024. O encontro promovido pelo Centro Cultural Teuto-Friburguense é presidido pelo vereador José Carlos Schuabb e também contou com a presença de outros parlamentares e da sociedade civil. Durante a reunião foram definidas comissões de trabalho para promoção de ações ligadas a data.
Os alemães são um dos dez povos formadores de Nova Friburgo e tiveram importância determinante para o desenvolvimento da cidade, que hoje detém uma rica herança histórica e cultural que se estende na arquitetura, gastronomia e indústria. De acordo com o presidente do Nova Friburgo Teuto, Edmilson Schneider, esta é a primeira etapa para iniciar os planejamentos visando envolver toda a população friburguense na comemoração do bicentenário da imigração alemã no Brasil. Para isso foram constituídas as comissões de trabalho: Cultura, Educação, Turismo, Esportes, Comunicação e Relações Internacionais.
Participaram da audiência pública os secretários municipais de Cultura, Daniel Figueira; e de Turismo e Marketing, Renan Alves; o subsecretário de Eventos, Junior Tardin; a subsecretária de Comunicação, Daniele Eddie; a cerimonialista Adriana Ribeiro; os assessores das secretarias de Cultura, João Toledo; de Esportes e Lazer, Thayan Carestiato; e da Casa Civil, Paulo Costa, entre outros colaboradores do governo e representantes da sociedade civil, como Igreja Luterana, Conselho de Esportes, historiadores, entre outros. Estiveram presentes também os vereadores Priscila Pitta, Dirceu Tardem, Maicon Queiroz e Max Bill.
A chegada dos alemães a Nova Friburgo
Em 3 de maio de 1824 os primeiros 360 colonos alemães chegaram a Nova Friburgo. Os alemães foram os responsáveis pela implantação da energia elétrica na cidade, instalação das primeiras indústrias e da primeira Igreja Luterana da América Latina, além de demais contribuições para a identidade do município.