Maratona dos Cafés de Mountain Bike será em maio, em Cantagalo
Representantes da Prefeitura de Nova Friburgo estiveram na Câmara Municipal no dia 20 de junho, para participar da primeira audiência pública sobre o bicentenário da imigração alemã em Nova Friburgo, a ser celebrado em 2024. O encontro promovido pelo Centro Cultural Teuto-Friburguense é presidido pelo vereador José Carlos Schuabb e também contou com a presença de outros parlamentares e da sociedade civil. Durante a reunião foram definidas comissões de trabalho para promoção de ações ligadas a data.
Os alemães são um dos dez povos formadores de Nova Friburgo e tiveram importância determinante para o desenvolvimento da cidade, que hoje detém uma rica herança histórica e cultural que se estende na arquitetura, gastronomia e indústria. De acordo com o presidente do Nova Friburgo Teuto, Edmilson Schneider, esta é a primeira etapa para iniciar os planejamentos visando envolver toda a população friburguense na comemoração do bicentenário da imigração alemã no Brasil. Para isso foram constituídas as comissões de trabalho: Cultura, Educação, Turismo, Esportes, Comunicação e Relações Internacionais.
Participaram da audiência pública os secretários municipais de Cultura, Daniel Figueira; e de Turismo e Marketing, Renan Alves; o subsecretário de Eventos, Junior Tardin; a subsecretária de Comunicação, Daniele Eddie; a cerimonialista Adriana Ribeiro; os assessores das secretarias de Cultura, João Toledo; de Esportes e Lazer, Thayan Carestiato; e da Casa Civil, Paulo Costa, entre outros colaboradores do governo e representantes da sociedade civil, como Igreja Luterana, Conselho de Esportes, historiadores, entre outros. Estiveram presentes também os vereadores Priscila Pitta, Dirceu Tardem, Maicon Queiroz e Max Bill.
A chegada dos alemães a Nova Friburgo
Em 3 de maio de 1824 os primeiros 360 colonos alemães chegaram a Nova Friburgo. Os alemães foram os responsáveis pela implantação da energia elétrica na cidade, instalação das primeiras indústrias e da primeira Igreja Luterana da América Latina, além de demais contribuições para a identidade do município.