Jovem friburguense é campeão mundial no World Pro Jiu-Jitsu, em Abu Dhabi
Danificado após incidente ocorrido em 2016, quando foi praticamente destruído, o pórtico de entrada de Macuco volta a ser o monumento icônico e símbolo de orgulho para o povo local depois de ser totalmente restaurado pela parceria público-privada entre Prefeitura Municipal e Cooperativa de Macuco.
A solenidade de reinauguração do novo espaço, que promete ser também um marco turístico da cidade, aconteceu nesta segunda-feira, dia 4 de setembro, na mesma semana que marcará a inauguração da Expo-Macuco 2023.
Dentre as autoridades locais que se pronunciaram durante o evento, o primeiro a fazer uso da palavra foi o secretário de Obras, Marcos Boquimpani, que agradeceu à equipe pela dedicação e fez menção aos excelentes serviços prestados pela autora do projeto, a arquiteta Bianca Boaretto. O vereador Alberto Herdy, representando o Poder Legislativo juntamente com o companheiro Bruno Miranda, elogiou a liderança da prefeita Michelle Bianchini na conclusão das reformas e a parabenizou por conseguir manter ótima relação com a iniciativa privada.
Tadeu Erthal, vice-presidente da indústria de laticínios, destacou a parceria com a gestão municipal e definiu o pórtico como porta de entrada da cidade, apontando a restauração como excelente e com nova roupagem. Avalizando as palavras do companheiro e enaltecendo o trabalho coletivo, o presidente da Cooperativa de Macuco, Silvio Marini, foi pragmático e reafirmou Macuco como cidade turística, com atrativos a altura e capaz de gerar novas divisas financeiras. “O visitante traz conhecimentos e investimentos. Além disso, temos um produto fortíssimo que precisa ser visto e difundido, até porque é fruto do trabalho sério de 1.500 produtores”, definiu.
Coube à prefeita Michelle Bianchini as colocações mais incisivas e comoventes da noite referentes aos temas que cercaram a reconstrução do Pórtico de Entrada de Macuco. Reforçando o caráter coletivo e participativo que sua gestão alcançou, ela enalteceu a garra de cada parceiro para fazer a engrenagem governamental funcionar perfeitamente e nesse contexto externou sua gratidão ao presidente da Cooperativa de Macuco por confiar em sua gestão e na honestidade e força que têm norteado o governo.
Sobre Luiz Lannes, Michelle o definiu como um ‘amigo de todos em todas as horas’, especialmente por ensinar tanto sobre tudo que conhecia, destacando que para ela não foi difícil aprovar essa nomeação exaltando alguém que realmente merecia por representar tanto para o município. “Trabalhou muito e marcou época. Essa honraria talvez ainda seja pouco diante de sua importância como pai de família correto e homem honrado que dignificou nosso município”, disse em tom de emoção a prefeita.