Rio pode ter campanha permanente de prevenção e combate às doenças sexualmente transmissíveis

A Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) vota, nesta terça-feira, dia 8 de novembro, em primeira discussão, o Projeto de Lei 175/19, de autoria do deputado Márcio Canella, que institui uma Campanha Permanente de Prevenção e Combate às Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs). Caso receba emendas parlamentares, o texto poderá sair de pauta.

O objetivo é a divulgação contínua das formas de prevenção e identificação de DSTs, bem como informações sobre o uso correto de preservativos, a importância de fazer exames regulares, calendário de vacinações relevantes e outras informações pertinentes, inclusive com a divulgação do número telefônico e endereço dos serviços de saúde e órgãos governamentais para atendimento e esclarecimento de dúvidas do cidadão.

A divulgação poderá ser feita por panfletos, cartilhas, letreiros, palestras e atividades em geral que sirvam para conscientizar a população, podendo ser efetivada por meio de convênios ou parcerias público privadas.

A divulgação deverá priorizar a linguagem apropriada a rede de ensino pública e privada, a partir do oitavo ano do ensino fundamental. A divulgação nas instituições de saúde deve ser efetivada de forma descentralizada, visando alcançar a população local de cada bairro, região ou comunidade.

A proposta complementa a Lei 2.271/94, que criou a Semana Estadual de Combate às DSTs. “No Brasil, estima-se que, a cada ano, quatro milhões de jovens tornam-se sexualmente ativos e que ocorram cerca de 12 milhões de DSTs, um terço em indivíduos com menos de 25 anos entre pessoas dos sexos masculino e feminino, e o grande vilão desse problema é a falta de informação, inclusive no caso das jovens que, invariavelmente, lidam com gravidez não planejada”, afirmou Canella.

 

Ver anterior

Inauguração do CAPS com atendimento 24 horas em Nova Friburgo

Ver próximo

Governo do Estado realiza exercícios simulados de desocupação em cerca de 200 escolas

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Populares

error: Conteúdo protegido !!