Stam Metalúrgica e Monthal Lingerie vencem o Prêmio Firjan de Ação Ambiental

Reconhecimento de sustentabilidade

O Sistema Firjan (Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro) entregou  o Prêmio Firjan de Ação Ambiental, em sua sede, no Centro do Rio de Janeiro. Projetos da Stam Metalúrgica e da Monthal Lingerie Noite Confecções, ambas sediadas em Nova Friburgo, conquistaram o primeiro lugar nas categorias ‘Águas e Efluentes’ e ‘Relação com Públicos de Interesse’, respectivamente.

O reconhecimento dos esforços da indústria para aliar produtividade, inovação e sustentabilidade foi celebrado pelo vice-presidente do Centro Industrial do Rio de Janeiro (Cirj) e presidente do Conselho de Meio Ambiente da Firjan, Isaac Plachta. “Entregar esse prêmio a empresas que se destacaram é um motivo de orgulho para a Firjan”, disse.

Veio da natureza a inspiração para a Stam Metalúrgica, fabricante de fechaduras e cadeados em Nova Friburgo, achar a solução para reduzir o seu consumo de água. A chave foi o fenômeno da troca iônica, que acontece em processos naturais, como na formação de cavidades nas rochas causadas por erosão e a corrosão de estruturas metálicas. A água segue para descontaminação nas colunas que contêm as resinas de troca iônica. A partir daí, ela é pressurizada e retorna aos tanques de lavagem. Essa tecnologia permitiu à empresa montar um circuito fechado em que toda a água é reutilizada, sem descarte de efluentes. O resultado foi imediato: menos 60 mil metros cúbicos de água gastos por mês.

Da preocupação da Monthal Lingerie Noite Confecções com o destino da grande quantidade de retalhos de tecido gerada pelo seu negócio nasceram os fantoches Monthal Lúdica. Os bonecos foram doados para os filhos das costureiras e para uma escola municipal de Nova Friburgo, onde fica a indústria.

As crianças foram estimuladas a criar uma peça de teatro com o tema sustentabilidade. As costureiras são as protagonistas do projeto: cada brinquedos leva o nome da profissional que o confeccionou e elas produziram um vídeo com os fantoches, dando lições sobre gestão de resíduos, reciclagem e conservação do meio ambiente.A ideia do projeto partiu do gerente de produção, Felipe de Souza Filho, que montou o roteiro do vídeo. “Ele fala do que podemos fazer para melhorar nosso dia, como evitar desperdícios”, destacou Felipe.

Ver anterior

População não participa de audiência pública

Ver próximo

Nova Friburgo terá nova ‘Lei do Táxi’ regulamentando o setor

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Populares

error: Conteúdo protegido !!