Jovem friburguense é campeão mundial no World Pro Jiu-Jitsu, em Abu Dhabi
A reunião dos membros das Câmaras Municipais da região foi realizada no plenário da Câmara de Cantagalo com a participação de vereadores de Cantagalo, Cordeiro, Duas Barras, Carmo, Sumidouro, Macuco, São Sebastião do Alto, Trajano de Moraes e Santa Maria Madalena.
O atual presidente da Associação das Câmaras Municipais (Acam) é o vereador Marcelo Mansur, que também preside a Câmara de Vereador do município de Macuco.
O encontro desta vez contou com a presença dos representantes da empresa concessionária Água dos Rios.
O diretor superintendente Pedro Freitas participou do encontro, onde explanou e comentou sobre as atividades da empresa nos municípios da região. A concessionária Águas do Rio é responsável pelo serviço de água e esgoto nos municípios de Cantagalo, Cordeiro, Macuco, São Sebastião do Alto e Duas Barras.
Uma questão foi sobre a cobrança de água na comunidade de Campo Alegre, no município de Cantagalo. O superintendente Pedro Freitas garantiu que já foi suspensa a cobrança, e que ninguém irá pagar pelos serviços naquela região, pois a empresa não presta serviço nesta localidade.
Já sobre a falta de água no município de São Sebastião do Alto, o representante da empresa justificou que a falta de energia tem provocado esta questão, mas eles estão tentando solucionar para que isso não mais aconteça.
Pedro Freitas destacou a importância das lideranças atualizarem, em conjunto, o cadastro das famílias carentes no cadastro social. Foi citado o caso de Cordeiro, em que a empresa trabalha junto com o CRAS para cadastrar todas as famílias que terão a tarifa reduzida.
Outra questão levantada pelos vereadores foi com referência ao custo elevado dos hidrômetros que chega a custar R$ 1,4 mil, sendo muito difícil uma família que ganha um salário mínimo pagar este valor.
Foi garantido, pelo superintendente da concessionária, que está sendo feito um parcelamento bem longo com parcelas bem pequenas. “Por isso é importante este cadastro social, para que possamos facilitar este pagamento também“, garantiu.
Outra questão levantada foi com relação à água que sobra no distrito de Santa Rita da Floresta. O representante da empresa garantiu que irá facilitar uma parceria com a Prefeitura para que possa aproveitar este excesso para a praça do distrito.
Ficaram definidas novas reuniões em cada cidade que a Concessionária Águas do Rio atende, nas Câmaras Municipais, para discutir com mais detalhes os problemas de cada município.
O presidente da Acam, Marcelo Mansur, informou também que a Concessionária Rio+Saneamento já agendou a participação da próxima reunião, que será realizado no mês de maio, na cidade de Cordeiro. Esta empresa é responsável pelo serviço nos municípios de Carmo, Bom Jardim e Trajano de Moraes.
Também ficou, para os próximos encontros da Associação das Câmaras Municipais, a participação das empresas de ônibus Viação 1001, Brasil e Farinha, que atendem os municípios da região, que deverão enviar representantes para ouvir as demandas dos vereadores.